Concepções de psicopedagogia no Brasil: reflexões a partir da teoria crítica da sociedade
ABCD PBi
Concepções de psicopedagogia no Brasil: reflexões a partir da teoria crítica da sociedade
Autor:
Fontes, Marisa Aguetoni
Orientador:
Crochik, Jose Leon
Assuntos:
Pesquisa Científica
;
Psicologia Educacional
;
Psicopedagogia
;
Teoria Crítica
;
Critical Theory
;
Educational Psychology
;
Psychopedagogy
;
Scientific Research
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Este trabalho de pesquisa tem como objetivos verificar uma parcela da produção científica no Brasil em um período de 20 anos (1981 a 2001), sobre o tema Psicopedagogia, incluindo dissertações e teses, caracterizando esta mesma produção segundo seus objetivos, referenciais teóricos, tipos de pesquisa, conclusões e as concepções de Psicopedagogia entendidas nessas obras. Procurou-se também, observar em que medida a Psicopedagogia está contribuindo para uma educação emancipatória. O referencial teórico utilizado é a Teoria Crítica da Sociedade, dando ênfase ao pensamento de Theodor Adorno. A Psicopedagogia é considerada uma estratégia, área ou prática destinada a entender, prevenir e tratar problemas de aprendizagem. Com as modalidades clínica e institucional, repete na maior parte das vezes os erros cometidos pela Psicologia do século passado: naturalização do indivíduo, reafirmação do psicologismo e do clinicalismo. Assim, ao desconsiderar os fatores objetivos em suas análises, a Psicopedagogia exclui a contradição existente entre indivíduo e sociedade convertendo-se em ideologia, reafirmando uma educação adaptativa. A melhora dessas condições só se dará a partir da auto-reflexão de seu discurso, abrindo portas para aprimorá-lo Concluindo, a Psicopedagogia de uma maneira geral não colabora para uma educação emancipatória.
DOI:
10.11606/D.47.2005.tde-05072012-091406
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
Data de criação/publicação:
2005-05-17
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
IP - Instituto de Psicologia (T LB1051 F683c e.2 )