skip to main content

Liberação de TGF-β1 de fatias de dentes humanos e efeito na migração de células-tronco pulpares

N. N. A. Dias M. A Junqueira; A. P Fernandes; L. B Araújo; Ana B. S Moretti; T. H Araújo; Thais Marchini de Oliveira; Vivien T Sakai; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (31. 2014 Águas de Lindóia)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 28, p. 437, res. PNF026, Sept. 2014. Supplement 1

São Paulo 2014

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Liberação de TGF-β1 de fatias de dentes humanos e efeito na migração de células-tronco pulpares
  • Autor: N. N. A. Dias
  • M. A Junqueira; A. P Fernandes; L. B Araújo; Ana B. S Moretti; T. H Araújo; Thais Marchini de Oliveira; Vivien T Sakai; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (31. 2014 Águas de Lindóia)
  • Assuntos: FATORES DE CRESCIMENTO; DENTE; CÉLULAS-TRONCO
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 28, p. 437, res. PNF026, Sept. 2014. Supplement 1
  • Notas: Disponível em: <http://www.sbpqo.org.br/resumos/SBPqOAnais31Reuniao.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2014.
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Em casos de injúrias à dentina, fatores de crescimento e moléculas bioativas são liberados e iniciam a sinalização de regeneração pulpar. O objetivo deste estudo foi determinar os tratamento das fatias de dentes que induzem migração de células-tronco pulpares (SHED) e liberação de fator de crescimento transformador beta 1 (TGF- β1). SHED foram cultivadas em meio de cultura MEMα + soro bovino fetal (SFB) 10% + penicilina e estreptomicina 1%. Foram utilizadas fatias de dentes (1 mm) obtidas de 40 terceiros molares, sendo removida a camada de pré-dentina de metade delas. Todas as fatias foram tratadas com EDTA 10%, NaOCl 2,5% ou PBS e, então, mantidas em meio de cultura para liberação de fatores de crescimento e moléculas bioativas. MEMα + SFB 20% foi utilizado como controle positivo e MEMα puro como controle negativo. Foram realizados ensaio de migração por meio de poros de 8 μm e ELISA para quantificação de TGF- β1. Observaram-se maiores taxas de migração em direção ao controle positivo e aos meios condicionados por fatias de dentes com prédentina que receberam os tratamentos com PBS, EDTA 10% e NaOCl 2,5%. Menores taxas de migração foram observadas em direção ao controle negativo e aos meios condicionados por fatias de dentes sem pré-dentina. Houve maior liberação de TGF- β1 das fatias de dente com e sem pré-dentina tratadas com EDTA 10%, sendo os valores de densidade ótica significativamente maiores que os dos demais grupos e não havendo diferença entre os grupos tratados com PBS e NaOCl 2,5%. Portanto, a pré-dentina libera fatores que estimulam a migração de SHED, e o EDTA 10% favorece a liberação de TGF- β1 das fatias de dentes.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: p. 437, res. PNF026.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.