skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Valores culturais e estilos de aprendizagem dos operadores da contabilidade do setor público brasileiro frente ao processo de adoção das normas internacionais; Cultural values and learning styles of Brazilian public sector accounting operators in the process of adopting international standards

Silva Neto, Antonio Firmino Da; Silva, José Dionísio Gomes Da

Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 13 (2019); e144322

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto 2019-05-06

Acesso online

  • Título:
    Valores culturais e estilos de aprendizagem dos operadores da contabilidade do setor público brasileiro frente ao processo de adoção das normas internacionais; Cultural values and learning styles of Brazilian public sector accounting operators in the process of adopting international standards
  • Autor: Silva Neto, Antonio Firmino Da; Silva, José Dionísio Gomes Da
  • Assuntos: Adoption Of Ipsas; Cultural Dimensions; Learning Styles; Accounting Operators; Epistemic Community; Adoção Das Ipsas; Dimensões Culturais; Estilos De Aprendizagem; Operadores Da Contabilidade; Comunidade Epistêmica
  • É parte de: Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 13 (2019); e144322
  • Descrição: O objetivo deste estudo é analisar os valores culturais e estilos de aprendizagem dos operadores da contabilidade, que formam a comunidade epistêmica da adoção das IPSAS no Brasil. Utilizou-se a teoria dos valores culturais de Hofstede (1980) e a aprendizagem experiencial de Kolb (1984) na formatação do questionário. Obteve-se uma amostra de 426 respondentes de todos os estados brasileiros. A comunidade epistêmica envolvida no desenho ou ensino das normas (normatizadores) e na operação e adoção (executores federal, estadual e municipal) apresentam valores culturais de distância hierárquica equilibrada, coletivismo, feminilidade, baixa aversão à incerteza e alta orientação de longo prazo. O estilo de aprendizagem é diferente entre executores contábeis nos níveis federal e estadual, quando comparados com o nível municipal. Enquanto no primeiro grupo (federal e estadual) os executores utilizam reflexões abstratas, os executores do segundo grupo (municipal) são propensos a ter um aprendizado baseado em experiências concretas e casos práticos. Na prática das organizações públicas devem ser realizados treinamentos com diferentes concepções de aprendizagem, incluindo as iniciativas de disseminação das IPSAS.
    We analyze the cultural values and learning styles of accounting professionals from the epistemic community working on the IPSAS adoption in Brazil. We used the theory of cultural values of Hofstede (1980) and the experiential learning of Kolb (1984) to formulate the questionnaire. We collected responses from 426 respondents from all Brazilian states. The epistemic community involved in the design or teaching of norms (regulators) and in the operation and adoption (federal, state and municipal executors) present cultural values of Hierarchical Balanced Distance, Collectivism, Femininity, Low Aversion to Uncertainty and high Long-Term Orientation. The learning style is different among federal and state accounting executors, compared to municipal one. For the first group (feral and state) the executors operate based on abstract reflections, and for the second group (municipal) the executors has a learning style based on concrete experiences and practical cases. In practice, the public organizations must provide trainings programs based on distinct learning conceptions, including those applied on IPSAS training initiatives.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/144322/153002; https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/144322/154816
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2019-05-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.