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Análise bibliométrica sobre Gestão por Competências na Enfermagem

Aline Camilo Lima Maria Helena Trench Ciampone; Simpósio Internacional de Iniciação Científica (SIICUSP) (17. 2009 Ribeirão Preto)

São Paulo, 2009

São Paulo 2009

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (CIAMPONE, M. H. T. doc 21 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Análise bibliométrica sobre Gestão por Competências na Enfermagem
  • Autor: Aline Camilo Lima
  • Maria Helena Trench Ciampone; Simpósio Internacional de Iniciação Científica (SIICUSP) (17. 2009 Ribeirão Preto)
  • Assuntos: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS; ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM
  • É parte de: São Paulo, 2009
  • Notas: Em CD-ROM
  • Descrição: Objetivos: Os objetivos da presente investigação foram identificar a produção científica nacional, latino-americana e do Caribe sobre a gestão por competências na enfermagem e analisar as publicações em relação à freqüência, país de origem, ano, tipo de publicação, foco principal das abordagens e lacunas de conhecimento. Material e Métodos: A pesquisa bibliográfica abrangeu publicações científicas relacionadas com o tema no período de 1990 a 2009. Foram considerados os artigos publicados em periódicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado, monografias de conclusão de curso, trabalhos apresentados em eventos, publicações oficiais de instâncias definidoras de políticas e livros. As bases/ bancos de dados consultadas foram LILACS, SCIELO, DEDALUS E PERIENF com o descritor "gestão por competências em enfermagem". Os critérios de inclusão/ exclusão foram, respectivamente, estudos cujos resumos estavam completos ou não. Foram incluídos 24 estudos classificados nas seguintes categorias: 1-gestão por competências na dimensão da educação/ ensino; 2-gestão por competências no processo de trabalho assistencial; 3-gestão por competências no processo de trabalho gerencial. Resultados e Discussão: Dentre os 24 estudos selecionados, 15 são artigos publicados em revistas científicas, 4 são teses de doutorado, 3 dissertações de mestrado e 2 trabalhos que apresentados em eventos. Não foram encontrados estudos relacionados a órgãos oficiais produtores de políticas de
    saúde ou educação, livros ou monografias com esse descritor. Em relação ao ano de publicação, as publicações surgiram a partir do ano de 2003, sendo que 3 foram publicadas nesse ano, 2 em 2004, 3 em 2005, 4 em 2006, 4 em 2007. O ano de maior publicação foi o de 2008, com 7 estudos e 1 publicação em 2009. Não foram encontradas publicações com esse descritor na década de 90. Todos os estudos são provenientes do Brasil. Considerando-se o foco principal das abordagens, de acordo com a categorização estabelecida, evidenciaram-se 7 (29,2%) publicações com predomínio de abordagem na categoria 1; 7 (29,2%) na categoria 2 e 10 (41,6%) na categoria 3. Conclusões: Os dados evidenciaram que houve aumento nas publicações acerca de gestão por competências na enfermagem, nos últimos 3 anos. O Brasil foi o único país estudos foram divulgados nas bases de dados selecionadas. Tendo em vista as tendências, tanto na formação profissional como nos processos de educação permanente pautados na gestão por competências, pode-se afirmar que o número de publicações sobre o tema é ainda restrito e concentrado nas competências relacionadas ao processo gerencial. Isso indica a necessidade de continuidade das pesquisas, sobretudo nas dimensões do processo educação/ensino e no assistencial. Conclui-se que deve haver continuidade da investigação ampliando-se os descritores e realizando-se revisão integrativa da literatura, o que permitirá identificar as
    contribuições do conhecimento produzido, bem como as lacunas a serem investigadas
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: res. 1748.; 1 CD-ROM.
  • Idioma: Português

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