Epistemologia, métodos e
teorias
da
comunicação
na era do Big Data: panorama crítico
da
pesquisa em mídias sociais
ABCD PBi
Epistemologia, métodos e
teorias
da
comunicação
na era do Big Data: panorama crítico
da
pesquisa em mídias sociais
Autor:
Soares, Ana Thereza Nogueira
Assuntos:
Big Data
;
COMMUNICATION
;
epistemologia
;
mídias sociais
;
teoria
da
comunicação
É parte de:
Comunicação
e sociedade (Braga.), 2018-06, Vol.33, p.151-166
Descrição:
O artigo propõe uma reflexão crítica sobre as implicações epistemológicas, metodológicas e teórico-conceituais das pesquisas baseadas no Big Data – especialmente em dados de mídias sociais – para o campo científico
da
comunicação
. Do ponto de vista epistemológico, revela a insustentabilidade de modelos de análise baseados em enquadramentos estáticos
da
comunicação
, alegando que os processos sociais que emergem com a influência
da
internet apresentam-se, inequivocamente, em formatos fluidos e contingentes. Nesse âmbito, destaca que a própria evolução
da
tecnologia tem condições de impulsionar a construção de ferramentas de coleta e análise de dados capazes de apreender os movimentos comunicacionais, fazendo jus à necessidade de alinhamento entre ontologia, epistemologia e metodologia na pesquisa científica. O texto, ainda, problematiza questões relativas à construção teórico-conceitual
da
comunicação
. Acredita-se que o relevo adquirido pelos dados, nos últimos anos, não deve apontar para um domínio do empírico sobre o teórico. Efetivamente, o fortalecimento da ciência da comunicação passa pela precisão e pelo cuidado com o uso de termos, modelos e referências teóricas historicamente consolidados na problematização e explicação do contemporâneo.
Editor:
Centro de estudos de
comunicação
e sociedade
Idioma:
Português;Inglês