skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

A prática da pesquisa e mapeamento informacional bibliográfico apoiados por recursos tecnológicos: impactos na formação de professores

André, Claudio Fernando

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2009-04-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A prática da pesquisa e mapeamento informacional bibliográfico apoiados por recursos tecnológicos: impactos na formação de professores
  • Autor: André, Claudio Fernando
  • Orientador: Piconez, Stela Conceicao Bertholo
  • Assuntos: Tecnologias Da Informação E Comunicação; Metodologia Da Pesquisa Científica; Mapeamento Bibliográfico; Formação De Professores; Bibliometria; Communication And Information Technology; Bibliometrics; Methodology Of Scientific Research; Teacher Training; Bibliographical Mapping
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho, realizado no período de 2004 a 2008, relata nossa investigação de acordo com uma abordagem de pesquisa-ação-colaborativa, de natureza qualitativa e dialético-crítica. Analisamos como a pesquisa e o mapeamento bibliográfico, apoiados por Tecnologias da Informação e Comunicação, podem ser usados como estratégia de organização informacional na formação de professores. Um dos desafios, ao realizar pesquisas que utilizam tecnologias contemporâneas, foi construir estratégias de desenvolvimento de habilidades tais como saber acessar informações bibliográficas e organizá-las. No entanto, o mero acesso à informação não garante por si só a construção de conhecimentos. Considerando-se tais desafios, apresentamos fundamentos relacionados a formação de professores na interface com a pesquisa em educação, Tecnologias da Informação e Comunicação e Arquitetura da Informação. Socializamos nossas experiências vivenciadas no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos e Formação de Professores da Faculdade de Educação da USP (NEA), no Grupo Alpha de Pesquisa, no Simpósio de Iniciação Científica da USP (SIICUSP), na Disciplina de Didática da Faculdade de Educação da USP, na Disciplina Educação a Distância da Faculdade de Educação da USP, no Seminário Web Currículo, no Anuário Estatístico Brasileiro de Educação a Distância (ABRAEAD), no artigo Mapeamento de fluxos informacionais na iniciação científica de docentes e no artigo Aspectos bibliométricos em EAD. Como resultado, apresentamos como o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação trouxe significativa contribuição na mobilização e registro da prática docente e socialização coletiva de aprendizagens relacionadas a pesquisa e mapeamento informacional bibliográfico, bem como permitiu qualificar a reflexão efetivada sobre a prática do professor, fortalecendo o espírito crítico, a postura ativa e autoral necessárias à profissão docente. Observamos que o trabalho de pesquisa do fluxo informacional apoiados por recursos tecnológicos se trata de um processo complexo de organização, que leva tempo até ser plenamente incorporado. No entanto, parece ser indispensável investir em atividades desta natureza para contribuir para a formação qualitativa do professor e pesquisador, propiciando autonomia na busca, seleção e organização de informações bibliográficas, ampliando o repertório pedagógico e científico por meio de projetos coletivos de colaboração e cooperação.
  • DOI: 10.11606/T.48.2009.tde-15122009-095048
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2009-04-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.