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Análise dos programas de residência para formação do médico de família no Estado do Ceará

Mariano, Rita Erotildes Maranhão

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 2010-12-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Análise dos programas de residência para formação do médico de família no Estado do Ceará
  • Autor: Mariano, Rita Erotildes Maranhão
  • Orientador: Almeida, Eurivaldo Sampaio de
  • Assuntos: Capacitação De Recursos Humanos Em Saúde; Educação De Pós-Graduação Em Medicina; Internato E Residência; Programa Saúde Da Família (Estratégia Saúde Da Família); Family Health Program (Family Health Strategy); Lnternship And Residency; Postgraduate Medical Education; Training Of Human Resources In Health
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Introdução - A história das políticas de saúde no Brasil sempre esteve atrelada à necessidade de melhorar, quantitativa e qualitativamente, os recursos humanos responsáveis pelo desenvolvimento das ações de saúde. A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) demandou um perfil de recursos humanos compatível com as exigências desse novo modelo. Para garantir a implementação e consolidação do SUS, em consonância com seus princípios, fez-se necessária a organização da Atenção Primária em Saúde como porta de entrada aos serviços de saúde. Para tanto, foi criado, pelo Ministério da Saúde, em 1994, a Estratégia Saúde da Família (SF). A partir da implantação da SF verificou-se a necessidade de formação dos profissionais de saúde, em especial, do médico de família, para exercer suas atividades neste campo de atuação. Assim, a Residência Médica, caracterizada como a interface entre as instituições de ensino formadoras do profissional médico e os serviços de saúde, tem buscado formar o médico de família, por meio de programas criados por diversas instituições. Objetivos - Caracterizar os Programas de Residência existentes no Estado do Ceará, para formação do médico de família. Métodos - Pesquisa com abordagem qualitativa, de caráter descritivo, a partir da análise de fontes secundárias e documentais e da coleta de dados primários, mediante a realização de entrevistas em profundidade com informantes-chave, iniciada após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido pelos entrevistados. Os sujeitos são residentes das Residências em Medicina de Família e Comunidade. A análise do material seguiu os ensinamentos da Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados - Os currículos dos Programas de Residência foram desenhados para utilizar metodologias ativas de aprendizagem, a fim de aproximar a teoria da prática e desenvolver competências para formar médicos de família. Na percepção dos entrevistados estes Programas contribuem para a formação dos médicos de família por serem orientados e baseados na comunidade e enfatizarem o trabalho em equipe. Conclusão - A Residência em Medicina de Família e Comunidade é a modalidade de ensino de excelência para formar o médico de família, por treiná-lo em serviço junto à comunidade e preencher as lacunas de conhecimentos da graduação. Existem alguns obstáculos para superar, como falta de infra-estrutura e capacitação da preceptoria. No entanto, estes Programas dependem de políticas efetivas de reconhecimento dos médicos de família e de legitimação da estratégia Saúde da Família, campo de trabalho desses profissionais, para evitar a evasão nos Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade.
  • DOI: 10.11606/T.6.2010.tde-07052021-155054
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2010-12-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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