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Análise formal de All my sons e de An enemy of the people, de Arthur Miller

Russo, Thiago Pereira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2014-04-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Análise formal de All my sons e de An enemy of the people, de Arthur Miller
  • Autor: Russo, Thiago Pereira
  • Orientador: Betti, Maria Silvia
  • Assuntos: Tragédia Liberal; Técnica Analítica; Arthur Miller; Henrik Ibsen; Macarthismo; Mccarthyism; Liberal Tragedy; Analytical Technique
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: A presente pesquisa busca analisar e comparar as peças All My Sons [Todos Eram Meus Filhos] (1947) e An Enemy of the People [Um Inimigo do Povo] (1951), do dramaturgo norte-americano Arthur Miller (19152005). Em dois momentos cruciais da história norte-americana (o pósguerra e o macarthismo, respectivamente) Miller recorre ao dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828 1906) para responder artistica e politicamente a essas situações. Tal resposta teve um forte impacto na estrutura formal dessas peças em um período no qual Arthur Miller pensava em desistir de ser dramaturgo. Em All My Sons, a Técnica Analítica, teorizada por Peter Szondi em Teoria do Drama Moderno, coloca no palco o passado e sua análise como elementos essenciais de ação, contradizendo fundamentalmente os princípios rigorosos do drama. A estrutura Greco-Ibseniana presente na peça é também um dos recursos pelos quais a peça alcança um efeito singular no qual forma e conteúdo interagem dialeticamente e contribuem para que Arthur Miller ocupe uma posição de destaque entre os dramaturgos norte-americanos. Em An Enemy of the People, Miller recorre novamente a Ibsen de maneira mais direta, sendo esta peça originalmente escrita pelo próprio norueguês e reescrita/adaptada por Arthur Miller no contexto do macarthismo. Sua forma, segundo teoriza Raymond Williams em Tragédia Moderna, é a da Tragédia Liberal cuja marca mais essencial é a de discutir a luta do homem contra sua sociedade. As aproximações e distanciamentos entre ambas as versões (a de Ibsen e a de Miller) levarão a uma reflexão sobre o tipo de adaptação que Arthur Miller buscou fazer e como isso representou um avanço formal. O estudo e a elucidação do processo formal em que ambas as peças estão ancoradas, apontam para uma fusão dos ideais de Miller enquanto escritor e cidadão e que ajudaram a revolucionar o teatro norte-americano. Ao escrever tais peças, Miller atesta a necessidade de se pensar e refletir trazendo a fúria, a lucidez e a coerência de Henrik Ibsen para o olho do furacão nos Estados Unidos.
  • DOI: 10.11606/D.8.2014.tde-01122014-105930
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2014-04-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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