skip to main content

Efeito de diferentes parâmetros do laser de CO2 na prevenção da erosão em dentina

G. C. Oliveira M. C Jordão; Heitor Marques Honório; R. S Navarro; Ana Carolina Magalhães; Thais Marchini de Oliveira; Marilia Afonso Rabelo Buzalaf; Daniela Rios; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (28. 2011 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 25, p. 234, res. PNb062, Sept. 2011. Supplement 1

São Paulo 2011

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Efeito de diferentes parâmetros do laser de CO2 na prevenção da erosão em dentina
  • Autor: G. C. Oliveira
  • M. C Jordão; Heitor Marques Honório; R. S Navarro; Ana Carolina Magalhães; Thais Marchini de Oliveira; Marilia Afonso Rabelo Buzalaf; Daniela Rios; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (28. 2011 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: LASER NÃO CIRÚRGICO; EROSÃO DE DENTE (PREVENÇÃO E CONTROLE); DENTINA
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 25, p. 234, res. PNb062, Sept. 2011. Supplement 1
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O presente estudo teve como objetivo avaliar in vitro o efeito de diferentes parâmetros de irradiação de laser CO2 em relação à resistência da dentina à erosão. Blocos de dentina bovina foram aleatoriamente divididos em cinco grupos (n=10), de acordo com o parâmetro de irradiação do laser de CO2: G1 - sem tratamento (controle), G2 - 0,25 W, G3 - 0,5 W, G4 - 0,75 W e G5 - 1 W. A irradiação foi realizada com o comprimento de onda de 10,6 μm, tendo 5 μs de duração de pulso e 50 Hz de frequência. A ciclagem erosiva consistiu na imersão dos blocos em bebida tipo cola (pH 2,6) por 2 minutos, seguida da imersão em saliva artificial por 120 minutos. Este procedimento foi repetido 4 vezes por dia por 5 dias e durante a noite os blocos foram mantidos em saliva artificial. O desgaste da dentina foi avaliado por perfilometria após o tratamento com laser, após o primeiro e o quinto dia de desafio erosivo. Os dados foram analisados usando ANOVA e Teste de Tukey (p<0,05). Após a irradiação com laser os blocos de dentina apresentaram uma grande alteração na superfície (> 0,50 μm), após o primeiro dia de ciclagem apenas o parâmetro de 0,75 W resultou em um menor desgaste quando comparado ao controle e após o quinto dia, todos os grupos apresentaram perdas semelhantes quando comparadas ao grupo controle. Com base nos resultados conclui-se que a irradiação do laser de CO2 usando o parâmetro de 0,75 W é capaz de prevenir a erosão da dentina, porém este não é um efeito duradouro porque ela se restringe ao primeiro dia de desafio erosivo
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: p. 234, res. PNb062.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.