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Propósitos epistêmicos para a promoção da argumentação em aulas investigativas

Arthur Tadeu Ferraz Lúcia Helena Sasseron

Investigações em Ensino de Ciências Porto Alegre, RS v. 22, n. 1, p. 42-60, 2017

Porto Alegre, RS 2017

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  • Título:
    Propósitos epistêmicos para a promoção da argumentação em aulas investigativas
  • Autor: Arthur Tadeu Ferraz
  • Lúcia Helena Sasseron
  • Assuntos: FÍSICA -- ESTUDO E ENSINO; ARGUMENTAÇÃO; ENSINO E APRENDIZAGEM
  • É parte de: Investigações em Ensino de Ciências Porto Alegre, RS v. 22, n. 1, p. 42-60, 2017
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n1p42. Acesso em: 15 set. 2022
  • Descrição: Tendo em vista o interesse crescente de pesquisas sobre argumentação, buscamos com esse trabalho traçar um panorama das ações tomadas por um professor que possibilitaram instaurar e mediar a produção de argumentos pelos estudantes em sala de aula. Para isso, utilizamos como corpus de pesquisa uma aula de Física que discutia o tema dualidade onda-partícula da luz, por meio de uma sequência de ensino planejada considerando as diretrizes do Ensino por Investigação. Elaboramos um conjunto de categorias denominadas Propósitos Epistêmicos para a Promoção da Argumentação que, como o próprio nome sugere, explicitam os propósitos do professor bem como algumas de suas respectivas ações para a promoção da argumentação dos estudantes durante atividades investigativas desempenhadas em sala de aula. Como resultado da proposição teórica e análise empírica de nossos dados, foi revelado que a produção de argumentos pelos estudantes tem uma grande dependência da forma como a problematização de um objeto a ser compreendido é feita pelo professor. A construção de entendimentos pelos alunos requer que o professor desempenhe ações que resultem em contribuições de diferentes naturezas para construção e ampliação de argumentos pelos estudantes.
  • Editor: Porto Alegre, RS
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 42-60.
  • Idioma: Português

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