skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Avaliação do aprendizado dos alunos da rede pública, ciclo I do ensino fundamental sobre prevenção e urgência em traumatismo dental

Marcos Yuji Hotsumi Shimizu Igor Prokopowitsch

2003

Localização: FO - Faculdade de Odontologia    (CRFO83 )(Acessar)

  • Título:
    Avaliação do aprendizado dos alunos da rede pública, ciclo I do ensino fundamental sobre prevenção e urgência em traumatismo dental
  • Autor: Marcos Yuji Hotsumi Shimizu
  • Igor Prokopowitsch
  • Assuntos: TRAUMATISMOS DENTÁRIOS (PREVENÇÃO E CONTROLE); ENDODONTIA; EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Também em CD-ROM (CRFO83)
  • Descrição: O trauma dental acomete principalmente as crianças, na faixa etária de 7 a 12 anos, e a falta de conhecimento da população sobre o tratamento de urgência compromete o prognóstico. A necrose pulpar, reabsorção radicular e a perda do dente são as possíveis conseqüências do trauma dental, que poderiam ser minimizadas, por meio da implantação de campanhas para elucidar o tratamento de urgência. Foram realizadas, nos anos de 1998, 1999 e 2001, campanhas de Prevenção e Urgência no Traumatismo Dental envolvendo a participação de 21057 crianças do ciclo I do Ensino Fundamental. Para verificar a eficiência da campanha, dos materiais utilizados e do roteiro utilizado, as crianças foram avaliadas em dois momentos: na pré-aula e na pós-aula. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo avaliar os resultados obtidos nos 2544 questionários respondidos pelos alunos do ciclo I (1ª a 4ª série) do Ensino Fundamental. Foram avaliados os questionários pós-aula da cidade de São Paulo, pré e pós-aula do município de Taboão da Serra e pré e pós-aula da cidade de São Caetano do Sul. Os dados foram tabulados e avaliados, estatisticamente, pelo 'qui²' com grau de significância de 5% ('delta'=0,05) para os seguintes fatores de avaliação: entre cidades, entre séries, entre perguntas e no pré versus pós-aula. O método empregado foi válido para melhorar o aprendizado sobre prevenção e urgência em traumatismo dental. Os resultados das avaliações foram melhores, quando a explanação do
    tema envolveu: macromodelos, ilustrações e repetições em diversos momentos. Para melhorar e manter o aprendizado, seria fundamental a alteração do roteiro de aula
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: 85 p CD-ROM anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.