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Quando se fecha a porta - mudança de gestão e configuração do trabalho escolar: o caso de uma escola pública paulistana

Machado Filho, Carlos Santos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2019-10-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Quando se fecha a porta - mudança de gestão e configuração do trabalho escolar: o caso de uma escola pública paulistana
  • Autor: Machado Filho, Carlos Santos
  • Orientador: Pinazza, Monica Appezzato
  • Assuntos: Cultura Organizacional; Relações Interpessoais; Práticas Educativas; Liderança; Direção Escolar; Leadership; Interpersonal Relationships; Organizational Culture; Educational Practices; Schools Management
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente pesquisa propôs-se a conhecer as alterações no cotidiano escolar durante a troca de direção em uma escola municipal de ensino fundamental (EMEF) da Rede Municipal de São Paulo para, com isso, compreender como o perfil de uma gestão escolar pode impactar os processos internos de uma instituição, constituindo um ambiente educativo favorável ou desfavorável aos atores implicados direta e indiretamente com a ação pedagógica. Realizou-se um estudo de caso único, com modelo metodológico inspirado na pesquisa etnográfica, focalizando as equipes gestoras e a equipe docente, com ênfase no ensino fundamental I. Buscou-se, como objetivos específicos: identificar o perfil de gestão/liderança de duas diretoras que, em tempos distintos, atuaram na direção da escola; analisar como ocorreram as relações interpessoais das diferentes diretoras com a equipe; reconhecer a incidência dos saberes acadêmicos e saberes experienciais no exercício profissional das diretoras; discutir os tipos de lideranças e a correlação com o estabelecimento do clima institucional e de um trabalho pedagógico favorável ou desfavorável. Como base argumentativa e interpretativa dos dados produzidos, utilizamo-nos, especialmente, dos autores: Fullan (2003), Fullan e Hargreaves (2000), Hargreaves (1994), Licínio Lima (2001), Paro (2012; 2016) e Thurler (2001). Aspectos do cotidiano foram afetados pela mudança de gestão, tais como: na disponibilização de recursos para as atividades, na ocorrência de discurso integrador dos objetivos escolares, na arquitetura e no uso dos espaços, nas relações entre as pessoas e no clima institucional. Constataram-se indícios de que a unificação do discurso pedagógico da escola, o oferecimento de apoio, a realização de consultas ao corpo docente e a valorização da opinião da equipe, ainda que não plenamente democrática, reverteu-se, conforme a gestão, em resultados diferentes no grupo, como no envolvimento, qualidade e diversidade do trabalho e na sensação de pertencimento, acolhimento e satisfação com o exercício profissional. A adoção de um perfil de direção mais autocrático, com menor consulta, reconhecimento e participação docentes, criou antagonismo entre os professores e a diretora, o que gerou rejeição, conflitos e perda, em parte, do foco do trabalho pedagógico.
  • DOI: 10.11606/D.48.2020.tde-10122019-095055
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2019-10-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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