skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Resiliência e encontro transformador em moradores de rua na cidade de São Paulo

Aparecida Magali de Souza Alvarez Augusta Thereza de Alvarenga; Nelson Fiedler-Ferrara

2003

Localização: FSP - Faculdade de Saúde Pública    (https://doi.org/10.11606/T.6.2003.tde-03122020-133300 )(Acessar)

  • Título:
    Resiliência e encontro transformador em moradores de rua na cidade de São Paulo
  • Autor: Aparecida Magali de Souza Alvarez
  • Augusta Thereza de Alvarenga; Nelson Fiedler-Ferrara
  • Assuntos: CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICA; PERCEPÇÃO; ASSISTÊNCIA SOCIAL; POBREZA (ASPECTOS PSICOLÓGICOS); CRIANÇAS DE RUA; ALCOOLISMO; VIOLÊNCIA; HABITAÇÃO; ENTREVISTAS (PSICOLOGIA)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Coleção Audioteca da FSP/USP
  • Descrição: Este trabalho consistiu na busca da identificação das características psicossociais constitutivas do processo de Encontro Transformador - entre moradores de rua envolvidos (ou näo)com a criminalidade e segmentos da sociedade civil considerados como seus pontos fixos - pontos de apoio - que possibilitam o aprofundamento compreensivo da resiliência do ser humano. À resiliência, concebida como "a capacidade humana, superá-las e sair fortalecido ou inclusive transformado", foi associada a noção de Ágape, definido como "o amor às outras pessoas humanas, amor ao próximo", articulado com conceitos de self e falso self. Em estudo longitudinal, ao longo de cinco anos, através de histórias de vida, foram realizadas entrevistas abertas e semi-estruturadas, fotografias, registros em Diário de Campo, coletas de desenhos e trabalhos de artesanato realizados pelos sujeitos de observação: seis moradores de rua do centro da cidade de São Paulo, alguns deles ligados ao crime e ao consumo de drogas, e de duas professoras aposentadas não moradoras de rua, que estabeleceram relações de ajuda a eles. Para a interpretação dos dados contemplou-se o emprego de conceitos pertinentes a determinadas teorias da Psicologia, História, Geografia, Antropologia, Sociologia, às abordagens da Complexidade de Edgar Morin e da Sistêmica, na busca de diálogo entre diferentes disciplinas.
    A partir da análise do fenômeno - em que o modo de morar na rua surgiu como situação extrema, marcada pela exclusão, favorecendo envolvimentos com a droga e a criminalidade, o desenvolvimento de sentimentos de desconfiança e revolta - revelou-se o processo de transformação dos moradores de rua junto a pessoas que foram seus pontos de apoio positivos, que se erigiram como 'modelos-caminhos', pontes humanas que - transpassando abismos relacionais - promoveram o Encontro Transformador. Manifestaram-se novas configurações emergentes em suas psiques. Essas novas configurações psíquicas, no entanto, tiveram dificuldade em se manterem sem o apoio efetivo do Estado e da sociedade civil. (AU)
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: [314] p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.