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O discurso da globalização na mídia escrita saberes, poderes e efeitos de verdade

Maurício Demichelli Anna Maria Grammatico Carmagnani

2005

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T DEMICHELLI, MAURICIO 2005 )(Acessar)

  • Título:
    O discurso da globalização na mídia escrita saberes, poderes e efeitos de verdade
  • Autor: Maurício Demichelli
  • Anna Maria Grammatico Carmagnani
  • Assuntos: MEIOS DE COMUNICAÇÃO; ANÁLISE DO DISCURSO; GLOBALIZAÇÃO; SUJEITO; IDEOLOGIA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Estudos lingüísticos e Literários em inglês
  • Descrição: Este trabalho tem como objetivo analisar o discurso da globalização na mídia escrita, tomando como material lingüístico alguns artigos e reportagens publicadas em dois dos principais jornais brasileiros e dois norte-americanos. Acreditamos que a mídia é um importante veículo de produção e reprodução de sentidos e transformação social, política e econômica na sociedade contemporânea. A perspectiva teórica adotada é baseada nos trabalhos de Michel Pêcheux (1975/2001) e Michel Foucault (1975/2001) e suas contribuições para a Análise do Discurso.A hipótese central é de que o discurso da mídia sobre a globalização esforça-se por inserir o sujeito em uma realidade única, construindo um universo de "saberes". Ele molda o velho como novo, idealiza as noções de progresso e desenvolvimento, dissimula a idéia de um centro, cria a ilusão de um poder fixo e único e legitima o discurso da resistência. Acreditamos que, por estar inserida em um lugar dentro de um sistema ideológico capitalista, a mídia reforça sua prática. Iniciamos nosso estudo observando as condições de produção do discurso. O capitalismo, as relações de comércio internacionais, as teorias da globalização, o neoliberalismo e os estudos sobre a mídia são pontos essenciais para o desenvolvimento da análise discursiva a que nos propomos. Estabelecemos algumas categorias para análise de nosso corpus, composto por excertos dos jornais acima mencionados.A seguir, examinamos primeiramente o locus de
    enunciação do discurso. Posteriormente observamos como as idéias de progresso e do novo são constituídas. Em seguida, apresentamos como o discurso cria um espaço comum e finalmente analisamos o sentido de competição muito enfatizado pela mídia. Posteriormente, estudamos a presença de um discurso colonial no discurso da globalização na mídia escrita bem como a legitimação de um discurso de resistência. Concluímos este estudo afirmando que mídia cria no discurso da globalização saberes que irão interpelar o sujeito, estabelecendo a ilusão de um centro único de poder pelo qual o sujeito luta para se inserir. Estas construções podem ser compreendidas como efeitos de verdade que apenas vão reforçar a ideologia dominante
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 119 p.
  • Idioma: Português

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