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Pensamento programático em web design: raízes no design gráfico modernista

Viggiani, Alice

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2022-06-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Pensamento programático em web design: raízes no design gráfico modernista
  • Autor: Viggiani, Alice
  • Orientador: Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
  • Assuntos: Web Design; Estilo Suíço; Programa; Sameness; Josef Müller-Brockmann; Karl Gerstner; Modernismo Suíço; Monocultura Estética; Pensamento Programático; Design System; Design Digital Online; Design De Interface; Design Gráfico; Design Gráfico Modernista; Bom Design; Design Gráfico Moderno; Design Programático; Design Responsivo; Design Digital Para A Web; Programmatic Thinking; Programmatic Design; Web Design; Programme; Responsive Design; Swiss Modernism; Swiss Style; Online Digital Design; Good Design; Graphic Design; Interface Design; Modern Graphic Design; Modernist Graphic Design; Aesthetic Monoculture
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O que de moderno podemos enxergar no web design contemporâneo, ou, quais são as raízes modernistas do pensamento programático no web design contemporâneo é a pergunta que motivou o presente estudo. A partir da pesquisa sobre essa abordagem de projetar por programas nossa hipótese de trabalho , foi possível evidenciar tal herança modernista. As indagações que nortearam o estudo giraram em torno de pensar sob que aspectos o design gráfico modernista antecipou o pensamento programático do web design das décadas de 2000 e 2010, além de nos questionarmos quais seriam os desdobramentos dessas raízes no desenho atual. Foram recortados dois momentos dentro do campo do design gráfico: moderno suíço dos anos 1950 e 1960 e web design contemporâneo das décadas de 2000 e 2010. Quando estudamos os fundamentos de desenho para o meio digital online, são cada vez mais frequentes as referências a ideias escritas há cerca de 60 anos, citadas por autores que contribuem para a formação do pensamento contemporâneo na web. Por outro lado, o pensamento programático permeia muito da produção digital da atualidade nas suas mais variadas aplicações, além de servir ao designer como ferramenta para projetar em meio a uma interface fluida, infinita. Entendemos, dessa forma, a necessidade de se olhar para as próprias raízes e investigar qual é a influência do design gráfico modernista na contemporaneidade. A análise comparativa entre os dois momentos se deu por meio das revisões bibliográficas referente a ambos, do levantamento de documentos originais modernistas e suas elaborações teóricas próprias, e, sobretudo, de entrevistas com atores relevantes no web design atual. O desenho da dissertação foi conduzido pelo próprio título. Iniciamos apresentando e exemplificando como o pensar por programas se expressa no design para a interface digital no meio online, passamos para localizar essa abordagem de desenho no movimento modernista principalmente por meio da obra e produção de Karl Gerstner e Josef Müller-Brockmann , seguimos para traçar conexões existentes entre os dois momentos e concluímos tecendo reflexões advindas dessas relações a saber, o fenômeno de se alcançar uma monocultura estética (sameness) e questionamentos acerca do bom design gráfico.
  • DOI: 10.11606/D.16.2022.tde-03082022-160550
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2022-06-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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