skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Bioperfil o jogo da diversidade

S S Gregório K Saggio; M V Lavander; Maria Ligia Coutinho Carvalhal; Congresso Instituto Ciências Biomédicas, IV (2002 São Paulo)

Resumos São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP, 2002

São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP 2002

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Bioperfil o jogo da diversidade
  • Autor: S S Gregório
  • K Saggio; M V Lavander; Maria Ligia Coutinho Carvalhal; Congresso Instituto Ciências Biomédicas, IV (2002 São Paulo)
  • Assuntos: MICROBIOLOGIA
  • É parte de: Resumos São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP, 2002
  • Descrição: A utilização de jogos no ambiente escolar confere vantagens ao processo de aprendizagem, tais como o incentivo à curiosidade, à iniciativa, ao desenvolvimento da linguagem e da concentração, além da consolidação de conhecimentos. Uma primeira versão do jogo foi produzida pelos alunos durante aulas do módulo Microbiologia ministrado pela professora M. Ligia C. Carvalhal na disciplina "Coleta e manutenção de material biológico", do curso de licenciatura do IBUSP/2001. A partir do material inicial foi produzida a versão apresentada pelas autoras. Este jogo faz parte do projeto Microbiologia para Todos que tem como objetivo o desenvolvimento e criação de atividades e jogos para o ensino da microbiologia. BIOPERFIL apresenta, de maneira lúdica, a biodiversidade de nosso planeta possibilitando ao aluno a construção de conhecimento do mundo animal, das plantas, dos fungos, dos protozoários e dos microorganismos. Métodos e Resultados: O jogo BIOPERFIL é um jogo de descoberta e construção de conceitos. Para tanto existem cartas contendo 10 dicas que, agrupadas, podem conduzir o aluno ao conceito ou nome do ser vivo em questão As dicas apresentadas contém informações sobre características celulares, fisiológicas, ecológicas e curiosidades sobre o organismo a ser descoberto. O jogo BIOPERFIL pode ser jogado individualmente ou em grupos. Em sala de aula o professor assume o papel de coordenador e contemporizador das discussões conceituais que podem surgir
    durante o "jogar". Conclusão: Quando devidamente contextualizado, o jogo BIOPERFIL tem sido utilizado em sala de aula no ensino médio e superior apresentando-se como instrumento adequado para o estudo da biodiversidade. Além disso, o jogo BIOPERFIL permite ao aluno a aquisição de novas informações que podem ser integradas ao seu repertório conceitual desencadeando um processo de reconstrução do conhecimento
  • Editor: São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 1. (várias paginações) poster 250.; Disponível em CD-ROM.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.