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Transmissão de preços no mercado brasileiro de álcool combustível

V. Fagnani Junior Mirian Rumenos Piedade Bacchi; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (13. 2005 Piracicaba, SP)

Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2005

São Paulo USP 2005

Localização: ESALQ - Biblioteca Central    (CD E 757 13/2005 1472210 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Transmissão de preços no mercado brasileiro de álcool combustível
  • Autor: V. Fagnani Junior
  • Mirian Rumenos Piedade Bacchi; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (13. 2005 Piracicaba, SP)
  • Assuntos: ETANOL; MERCADO INTERNO
  • É parte de: Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2005
  • Notas: Disponível também em http://www.usp.br/siicusp
  • Descrição: O objetivo do estudo é analisar o processo de transmissão de preços no mercado de álcool combustível considerando-se o período de jul/2001 a fev/2005. Buscou-se abranger as relações de preços: entre o nível produtor, atacado e varejo de álcool hidratado, bem como entre o produtor de álcool anidro, atacado e varejo de gasolina C no Estado de São Paulo; entre os álcoois anidro e hidratado para o produtor do ESP; entre a região Centro-Sul e Norte-Nordeste para os álcoois anidro e hidratado ao produtor; e entre o hidratado e gasolina C no varejo. Material e/ou métodos: A análise foi conduzida utilizando a metodologia de séries temporais incluindo a abordagem de Box e Jenkins e correlação cruzada, testes de raiz unitária e de co-integração. As elasticidades de transmissão de preços foram calculadas utilizando Análise de Regressão. Os preços mensais utilizados são os divulgados pelo CEPEA/ESALQ/USP e pela ANP. Resultados: A função de correlação cruzada apontou relações contemporâneas significativas entre as variáveis e relações causais do preço ao produtor de hidratado em SP para os níveis distribuidor e varejista, e também dos preços do C-S para o N-NE. Conclusões: As variações de preço do hidratado ao produtor são transmitidas de forma expressiva e rápida para o atacado e o varejo, o mesmo ocorrendo da região C-S para a N-NE. Concluiu-se, também, que o preço do hidratado é mais estável no varejo e que o mesmo é substituto da gasolina C nesse segmento de mercado
  • Editor: São Paulo USP
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 1 CD-ROM col 4 3/4 in.
  • Idioma: Português

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