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Cidade de Deus: a construção imagética da favela

Machado, Ludmila Ayres

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2016-05-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Cidade de Deus: a construção imagética da favela
  • Autor: Machado, Ludmila Ayres
  • Orientador: Hamburger, Esther Imperio
  • Assuntos: Cidade; Cidade De Deus; Cinema; Direção De Arte; City; City Of God; Production Design
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A tese discute os mecanismos de seleção e apropriação dos espaços da cidade e a subsequente construção imagética da favela em Cidade de Deus. A partir da análise da narrativa visual da favela fílmica, o trabalho propõe a denominação da direção de arte realizada como invisível. Tal termo expressa o conceito de um cinema que tem na arte um critério importante de verossimilhança que, por fim, leva o espectador a crer que não houve manipulação do espaço filmado. A proposição da nomenclatura direção de arte invisível ampara-se no entendimento do conceito estético de Cidade de Deus e em uma incursão no modus operandi dos enunciados da arte que se articulam na construção das imagens: cenografia, produção de objetos, figurino e maquiagem. A fim de um maior entendimento formal da favela carioca, Rio, 40 graus e 5x Favela se juntam à análise. Dessa forma, o trabalho faz uma leitura de filmes nos quais a cidade é também um dos personagens. Se Rio, 40 graus e 5x Favela tomam emprestado determinados ícones urbanos e geográficos para estruturar seus roteiros, é através de Cidade de Deus que vamos buscar articular o paradoxo em torno de uma direção de arte que se efetiva ao se fazer invisível.
  • DOI: 10.11606/T.27.2017.tde-15052017-154030
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2016-05-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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