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Comprometimento ativo e público para evitar a presença de cachorros em fragmentos de Mata Atlantica: teste de um nudge para incentivar comportamentos para a conservação da biodiversidade

Ribeiro, Isabel Tostes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Energia e Ambiente 2020-07-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Comprometimento ativo e público para evitar a presença de cachorros em fragmentos de Mata Atlantica: teste de um nudge para incentivar comportamentos para a conservação da biodiversidade
  • Autor: Ribeiro, Isabel Tostes
  • Orientador: Morsello, Carla; Pardini, Renata
  • Assuntos: Nudge; Mudança Comportamental; Mata Atlântica Brasileira; Espécie Invasora; Conservação Da Biodiversidade; Canis Lupus Familiaris; Invasive Species; Brazilian Atlantic Forest; Biodiversity Conservation; Nudge; Behavior Change
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental - PROCAM
  • Descrição: Intervenções que buscam mudar o comportamento humano já foram aplicadas para estimular certas ações pró-ambientais com resultados positivos. São, todavia, raras na promoção da conservação da biodiversidade, como, por exemplo, evitar a interação entre cachorros e fauna nativa. Para promover mudanças no comportamento humano, a literatura científica aponta dois tipos de intervenções possíveis. A primeira parte do pressuposto que a tomada de decisão é baseada em aspectos cognitivos, por meio da ponderação dos custos e benefícios de realizar determinado comportamento segundo informações disponíveis (e.g., através de incentivos financeiros e informações educativas). Já a segunda assume que a tomada de decisão pode ser influenciada por alterações na arquitetura da escolha (i.e., nudges, por exemplo, através do comprometimento, lembretes e mudanças no status quo), muitas vezes com efeitos superiores a intervenções cognitivas. Apesar disso, são raros os estudos que comparem a eficácia desses dois tipos de intervenções para promover comportamentos pró-conservação da biodiversidade. Portanto, neste estudo testamos e comparamos a eficácia de abordagens (i) cognitiva e de (ii) nudge para incentivar tutores, residentes na zona rural de Joanópolis (SP), a adotarem comportamentos de manejo que evitassem a presença de cachorros em fragmentos de Mata Atlântica. Em um experimento de campo, os participantes foram expostos a vídeos que variaram em três condições: (i) controle, contendo informações sobre a história natural dos cachorros sem conotação de conservação; (ii) educacional, contendo informações sobre os impactos dos cachorros em áreas de vegetação nativa; e (iii) comprometimento, condição em que foi apresentado o vídeo educativo seguido de comprometimento ativo e público (i.e., adesivo fixado na propriedade). Os efeitos dos tratamentos foram estimados sobre duas variáveis-resposta: (i) a adoção dos comportamentos de fato (n=52) e (ii) a intenção dos tutores em realizá-los por 30 dias após o término do estudo (n=50). Essas informações, juntamente com outras que poderiam explicar o comportamento de manejo, como características individuais e de determinantes psicológicos, foram coletadas por meio de survey por entrevistas presenciais. Nossos resultados mostram que, comparados à condição controle, ambas as intervenções foram efetivas, aumentando as chances de realização de comportamentos de manejo. No entanto, não houve diferença estatisticamente significativa entre a condição de comprometimento e a condição educacional. No caso da intenção em realizar o manejo no longo prazo, os tratamentos não foram significativos para prever mudanças nesta variável. Nosso estudo contribui para a reduzir a lacuna teórica acerca da utilização de nudges na conservação da biodiversidade. No entanto, nossos resultados não permitem concluir que o comprometimento foi mais efetivo que a estratégia educacional para evitar a presença de cachorros em áreas de vegetação nativa.
  • DOI: 10.11606/D.106.2020.tde-15092020-201533
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Energia e Ambiente
  • Data de criação/publicação: 2020-07-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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