skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
Search in:
Selecione a lista para navegar
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Por título
Por assunto
Por autor
Browse vid input
Busca Simples
This feature requires javascript
Perspetivas sobre a representação das monções no
Museu
Paulista
e no
Museu
Republicano
de Itu
Borrego, Maria Aparecida de Menezes
Midas (Évora), 2019-06
[Periódico revisado por pares]
Alice Semedo
Texto completo disponível
Citações
Citado por
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
Nº de Citações
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Perspetivas sobre a representação das monções no
Museu
Paulista
e no
Museu
Republicano
de Itu
Autor:
Borrego, Maria Aparecida de Menezes
É parte de:
Midas (Évora), 2019-06
Descrição:
O artigo analisa as formas de apropriação das obras de ilustradores científicos
do
século XIX – produzidas no decurso
da
expedição Langsdorff (1825-1829) – por Afonso d’Escragnolle Taunay (1876-1958) durante a sua direção no
Museu
Paulista
, em São Paulo (Brasil), e no
Museu
Republicano
Convenção de Itu, uma extensão
do
Museu
Paulista
. Afonso d’Escragnolle Taunay, diretor
do
museu
entre 1917 e 1945, ao montar as salas expositivas dedicadas às monções – expedições fluviais durante o século XVIII e inícios
do
século XIX –, acabou não só por obscurecer eventos
da
expedição Langsdorff retratados pelos ilustradores, como também contribuiu para uma discutível associação entre monções e bandeirantes – expedições de exploração colonial durante o século XVII-XVIII –, cujos movimentos eram distintos em termos de personagens, roteiros e objetivos. Esta associação é uma hipótese que tem sido levantada por vários autores, nomeadamente para o caso
da
exposição inaugurada em 1929 no
Museu
Paulista
. No entanto, este artigo perspetiva uma visão de conjunto, examinando a representação das monções durante a direção de Afonso d’Escragnolle Taunay nos dois museus, em particular as duas exposições no Museu Paulista dedicadas às monções – A-9 (1929) e B-4 (1944) – e no Museu Republicano Convenção de Itu a azulejaria na entrada deste museu. Nos três casos analisa-se a forma como as obras de ilustradores do século XIX, nomeadamente as de Hercule Florence (1804-1879) e de Aimé-Adrien Taunay (1803-1828), foram apropriadas, e em que contexto, para a representação das monções, nomeadamente através da encomenda de pinturas e azulejos.
Editor:
Alice Semedo
Idioma:
Português
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Resultado
1
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript