skip to main content

Análise temática reflexiva interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte

Renato Francisco Rodrigues Marques Billy Graeff

MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana São Carlos v. 6, n. 2, p. 115-130, 2022

São Carlos 2022

Localização: EEFERP - Esc. Ed. Fís. Esportes Rib. Preto    (pcd 3157999 Acervo Digital )(Acessar)

  • Título:
    Análise temática reflexiva interpretações e experiências em educação, sociologia, educação física e esporte
  • Autor: Renato Francisco Rodrigues Marques
  • Billy Graeff
  • Assuntos: PESQUISA QUALITATIVA; CODIFICAÇÃO; EDUCAÇÃO; SOCIOLOGIA; EDUCAÇÃO FÍSICA; MÉTODOS DE ENSINO; Análise Temática; Reflexividade; Humanidades; Qualitative Research; Thematic Analysis; Reflexivity; Codification; Humanities; Investigación Cualitativa; Análisis Temática; Reflexividad; Codificación
  • É parte de: MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana São Carlos v. 6, n. 2, p. 115-130, 2022
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.29181/2594-6463-2022-v6-n2-p115-130. Acesso em: 09 out. 2023
  • Descrição: A Análise Temática (AT) tem recebido destaque como método de análise qualitativa em pesquisas sobre diversas áreas, como Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte. A AT consiste em uma família de métodos ou abordagens com características semelhantes, mas com alguma elasticidade semântica e flexibilidade, com diferentes formas de análises. Os objetivos deste artigo foram: analisar e apresentar de forma didática o método Análise Temática Reflexiva (ATR), considerando as orientações de Virginia Braun e Victoria Clarke; compartilhar experiências de uso de tal método em estudos sobre Educação, Sociologia, Educação Física e Esporte, refletindo sobre dificuldades e êxitos vivenciados em tal processo. Considerando nossa leitura e interpretação dos trabalhos de Braun e Clarke, além de nossa experiência em pesquisa qualitativa com a utilização da ATR, procuramos criar uma forma didática, reflexiva e crítica de apresentar o método, assim como nossas experiências pessoais neste processo
  • Editor: São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: p. 115-130.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.