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Figuras infernais no teatro de Samuel Beckett

Vasconcellos, Cláudia Maria De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2009-02-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Figuras infernais no teatro de Samuel Beckett
  • Autor: Vasconcellos, Cláudia Maria De
  • Orientador: Andrade, Fabio Rigatto de Souza
  • Assuntos: Beckett; Coatividade; Escher; Figuras; Teatro; Beckett; Figures; Theater
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A tese analisa as cinco primeiras peças teatrais de Beckett - Esperando Godot, Fim de Partida, A Última Fita de Krapp, Dias Felizes e Peça e procura identificar seus procedimentos formais básicos, chamados de figuras infernais. Na esteira de Adorno, o estudo da forma aqui realizado encontra na obra de Beckett uma reflexão das configurações sociais e do estado paradoxal da arte dentro deste quadro. As figuras infernais circularidade, confinamento, paradoxo, inconcludência, intermitência, dissimulação e coatividade erigemse também como instrumental crítico para a compreensão do teatro subsecutivo de Beckett, bem como de outros gêneros explorados pelo autor.
  • DOI: 10.11606/T.8.2009.tde-19112009-154034
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2009-02-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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