skip to main content

Lei do santo poder e conflito no candomblé

Antonio Armando Vallado Neto Reginaldo Prandi

2003

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T VALLADO NETO,A.A. 2003 )(Acessar)

  • Título:
    Lei do santo poder e conflito no candomblé
  • Autor: Antonio Armando Vallado Neto
  • Reginaldo Prandi
  • Assuntos: RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS; CANDOMBLÉ; PODER; CONFLITO; MITOS; TABUS
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: No candomblé e noutras religiões afro-brasileiras, tudo que se faz se justifica pela chamada lei do santo. Essa lei não está escrita em nenhum livro, pois o candomblé não conta com uma escritura sagrada. A lei do santo está fundamentada em rica e complexa mitologia que se transmite pela oralidade de geração a geração. Por ser o candomblé uma religião de segredos e de muitos rituais, o que implica longo e paciente aprendizado por parte daqueles que se tornam seus adeptos, há um convívio intenso de seus devotos no terreiro, estabelecendo-se um padrão de sociabilidade sui generis. O grupo cultua orixás e encantados e por eles dispõe de sua vida pessoal, regrados que são por normas bastante específicas do terreiro. Mas, o candomblé é sobretudo uma religião em que o saber e o poder da mãe ou pai-de-santo não é suplantado por nenhuma outra instância da religião - a não ser o próprio orixá, que de fato é representado no terreiro pelo próprio mandatário, ou seja o pai ou a mãe-de-santo. Nessa convivência cotidiana, os conflitos surgem e são de toda ordem, cabendo à autoridade suprema do terreiro solucioná-los para evitar a dissolução do grupo. Por não se ter um código único que penalize os faltantes ou que resolva contendas, os adeptos do candomblé vivem à mercê da autoridade e do poder dos pais-de-santo
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: 176 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.