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Meninas e meninos no recreio: gênero, sociabilidade e conflito

Cruz, Tânia Mara

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2004-08-26

Acceso en línea. La biblioteca tiene también copias físicas.

  • Título:
    Meninas e meninos no recreio: gênero, sociabilidade e conflito
  • Autor: Cruz, Tânia Mara
  • Orientador: Carvalho, Marilia Pinto de
  • Materias: Violência Escolar; Recreio; Infância; Gênero; Ensino Fundamental; Conflito; Gender; Elementary School; Conflict; School Recess Time; School Violence; Childhood
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas locales: Psicologia e Educação
  • Descripción: O objetivo deste estudo foi compreender o conflito nas relações de gênero entre crianças das 1as às 4as séries. Em um recreio escolar procurei captar de que modo as culturas infantis eram ali produzidas e como se relacionavam com a cultura adulta. A escassez de pesquisas brasileiras levou-me a privilegiar a literatura internacional. O problema de pesquisa configurou-se da indagação sobre os mecanismos de interação e de organização grupal no recreio, que pareceu-me ocorrer numa forma conflituosa de relacionamento entre meninos e meninas. A etnografia serviu como mediação metodológica e ética na pesquisa construída a partir de diferentes enfoques disciplinares: a psicologia, a sociologia e a antropologia. A observação e as entrevistas resultaram no material de trabalho a ser analisado. No ano de 2001, realizei 28 registros de campo, sobre o recreio em que circulavam 240 crianças. No final desse ano assisti a 40 aulas de 50 minutos, distribuídas pelas quatro turmas de 3as e 4as séries, e priorizei as aulas de educação artística e educação física, por realizarem mais atividades grupais. Entrevistei 55 das 120 crianças das 3as e 4as séries. Estabeleci a diferença entre os conflitos como estratégias de aproximação e os que significavam rupturas e oposições. Para isso, foi preciso observá-los em seus contextos, os resultados produzidos, a disposição das crianças (palavras, gestos, olhares) e, através dessa complexidade, compreender suas significações. Foi necessário definir os conceitos de conflito, de agressividade, de violência e de lúdico, e incluir o conceito de jogos de gênero, para viabilizar a análise das cenas lúdico-conflituosas. Sobre essa forma de interação construí a hipótese de sociabilidade do conflito, caracterizada por distanciamento entre os sexos nos momentos amistosos e aproximação proposital nos momentos conflituosos. Trabalhei sobre três eixos de ações: atividades turbulentas; episódios de invasões; provocações verbais e físicas, aqui incluídos os xingamentos produzidos pelos garotos, e os tapas, pelas garotas. Numa forma diferenciada, que designei como regulamentação das relações de gênero, estavam as experiências dos clubinhos, que organizavam amistosamente o distanciamento ou a aproximação entre os sexos. O clubinho era um tipo de organização grupal baseado em regras construídas pelas crianças, visando à aproximação ou separação entre os sexos, em parte similar a experiências de rua presentes na cidade de São Paulo em outras épocas, analisadas por outros autores. Vários aspectos permearam as relações de gênero ali encontradas: a importância da linguagem, a interligação entre cultura lúdica, infância e escola, a gestão dos espaços, as políticas de sexualidade e de vivência corporal. Os resultados apresentam as particularidades de uma cultura infantil e sua produção/reprodução das relações de gênero, e a escola como um espaço contraditório capaz de, se o desejar, compreender as necessidades infantis encontradas e desenvolver ações direcionadas a elas, contribuindo para que a vivência cotidiana inclua a crítica às desigualdades sociais e aos preconceitos em relação às questões de gênero e às demais diferenças.
  • DOI: 10.11606/T.48.2004.tde-21012011-152310
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Fecha de creación: 2004-08-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Portugués

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