Análise de regras de atracação de navios em terminais de contêineres
ABCD PBi


Análise de regras de atracação de navios em terminais de contêineres

  • Autor: Patricio, Marcelo
  • Orientador: Botter, Rui Carlos
  • Assuntos: Navio Porta-Conteineres; Portos Marítimos (Planejamento); Teoria Das Filas; Terminais Marítimos; Container Ships; Maritime Terminals; Queuing Theory; Seaports (Planning)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho apresenta um modelo de simulação para análise de regras de atracação de berços em terminais de contêineres. Trata-se de um modelo específico, elaborado com base na análise de dados reais de chegada de navios porta-contêineres em um terminal especializado em contêineres no porto de Santos. A finalidade do modelo de simulação é indicar qual a melhor janela de tempo de atracação a ser oferecida pelo terminal ao cliente armador, considerando um sistema total de custos dos navios em fila.Preliminarmente, é realizada uma apresentação da evolução do transporte marítimo conteinerizado, considerando a evolução do comércio internacional e, a adequação da indústria marítima ao crescimento dos navios e seus impactos nos terminais de contêineres.Uma revisão bibliográfica foi realizada com a finalidade de mostrar os cenários onde o modelo se enquadra e um estudo crítico dos métodos desenvolvidos. Essa análise busca demonstrar qual a melhor janela de atracação a ser oferecida ao cliente armador, para um determinado padrão de chegada pelo terminal de contêineres.Ao final da dissertação recomenda-se qual a melhor janela de tempo de atracação a ser oferecida ao armador pelo terminal, no sentido de minimizar os custos, de acordo com o tipo de distribuição.
  • DOI: 10.11606/D.3.2005.tde-24102023-094728
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2005-08-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • EPBC - Esc. Politécnica-Bib Central (FD-4073 )