skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
A alquimia do \"adultescer\": a literatura para juventude como rito de passagem
Bardari, Sersi
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2008-08-15
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
A alquimia do \"adultescer\": a literatura para juventude como rito de passagem
Autor:
Bardari, Sersi
Orientador:
Goes, Maria Lucia Pimentel de Sampaio
Assuntos:
Conto Maravilhoso
;
Rito De Passagem
;
Psicologia Do Self
;
Psicologia Do Ego
;
Processo De Individuação
;
Mito Do Herói
;
Maturidade
;
Literatura Para Jovens
;
Maturity
;
Individuation Process
;
Rite Of Passage
;
Psychology Of The Self
;
Psychology Of The Ego
;
Marvelous Tale
;
Myth Of The Hero
;
Youth Literature
Descrição:
Por meio deste trabalho, inserido na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, objetivou-se estudar o modo como a Literatura para Juventude representa a passagem da adolescência para a idade adulta, tendo em vista a contribuição que os textos literários podem prestar para o processo de formação da subjetividade dos jovens, seja de modo realístico ou simbólico. Em termos de referencial teórico, trabalhou-se com o pensamento de diversos estudiosos da Psicologia do Desenvolvimento, tanto daqueles cujos trabalhos ativeram-se à investigação do ego, quanto dos que foram além e professaram teorias a respeito do self e do processo de individuação. No sentido de demonstrar a validade do mito do herói como estrutura narrativa simbólica do adultescer, empreendeu-se estudo comparativo de O relógio do mundo, do autor brasileiro Lino de Albergaria, com Aventuras de João Sem Medo: panfleto mágico em forma de romance, de José Gomes Ferreira, obra clássica da Literatura Portuguesa. Por meio da análise dos textos, construídos com base nas invariantes do conto maravilhoso, procurou-se demonstrar que, do ponto de vista da natureza psíquica, a conquista da maturidade é processo universal e atemporal, porém, o modo desta expressar-se no mundo está diretamente ligado com a cultura de cada lugar e época.
DOI:
10.11606/T.8.2008.tde-15122008-094701
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Data de criação/publicação:
2008-08-15
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Teses e Dissertações USP
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript