skip to main content

Métodos quantitativos de avaliação de transbordamentos de conhecimento: uma aplicação ao sistema local de Tecnologia da Informação e Comunicação de Campinas.

Araújo, Veneziano De Castro

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2008-01-28

Acesso online

  • Título:
    Métodos quantitativos de avaliação de transbordamentos de conhecimento: uma aplicação ao sistema local de Tecnologia da Informação e Comunicação de Campinas.
  • Autor: Araújo, Veneziano De Castro
  • Orientador: Garcia, Renato de Castro
  • Assuntos: Clusters; Conhecimento; Economia Industrial; Tecnologia Da Informação; Informal Contacts; Information And Communications Technology; Knowledge Spillovers; Local Systems
  • Descrição: Esta dissertação tem por objetivos revisar alguns estudos quantitativos de transbordamentos de conhecimento e testar suas ferramentas num aglomerado brasileiro. Estes métodos são amplamente utilizados na literatura internacional e, após esta revisão, foi executada uma pesquisa no Sistema Local de Produção (SLP) de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Campinas. A discussão sobre as características, qualidades e limitações destes cinco tipos de estudos (função produção de conhecimento, citação de patentes, mobilidade de trabalhadores qualificados, comércio de novos produtos e contatos informais) levou a opção de aplicar uma pesquisa baseada principalmente no método dos contatos informais e, de modo exploratório, numa variante da citação de patentes que usa as citações de artigos científicos como indicador primordial. O questionário foi respondido por profissionais da região que atuam em atividades de TIC. Entre os resultados da pesquisa alguns se sobressaem. Primeiro, há uma expressiva presença de transbordamentos de conhecimento na região de Campinas e esta é uma importante forma de obtenção de conhecimento por parte dos funcionários das empresas do ramo de TIC. Segundo, os funcionários com maiores capacitações e com maior experiência no setor tendem a obter conhecimento mais valioso de seus colegas. Terceiro, os funcionários de empresas multinacionais obtém menos conhecimento de seus contatos informais, pois têm acesso a outros meios para resolução de problemas dentro da própria firma, enquanto isso, os funcionários de empresas brasileiras tendem a recorrer a seus colegas para a resolução de problemas. Por fim, pela análise das citações de artigos científicos, foi possível evidenciar que o conhecimento está realmente concentrado uma vez que a grande maioria das citações são para trabalhos de autores vinculados a instituições de Campinas.
  • DOI: 10.11606/D.3.2008.tde-31032008-155210
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2008-01-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.