skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A argumentação como ferramenta de análise de práticas dialógicas e monológicas materializadas no discurso de professores de Língua Inglesa

Hartemink, Patricia Streppel ; Ticks, Luciane Kirchhof

Linha d'água, 2023-12, Vol.36 (3), p.69-90

Universidade de São Paulo

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A argumentação como ferramenta de análise de práticas dialógicas e monológicas materializadas no discurso de professores de Língua Inglesa
  • Autor: Hartemink, Patricia Streppel ; Ticks, Luciane Kirchhof
  • Assuntos: Ações argumentativas dialógicas e monológicas ; Construção do conhecimento ; Contexto escolar ; Interação professor-aluno ; Processos argumentativos
  • É parte de: Linha d'água, 2023-12, Vol.36 (3), p.69-90
  • Descrição: Este artigo tem por objetivo analisar de que modo e em que medida a argumentação pode contribuir para a construção do conhecimento durante os processos de ensino e de aprendizagem no âmbito da disciplina de língua inglesa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, utilizamos como recursos analíticos as categorias discursivo-argumentativas de caráter epistêmico (Compiani, 1996; Brum, 2015; Halliday; Matthiessen, 2014), no plano linguístico, bem como as categorias dialógicas e monológicas (Mateus, 2016; De Chiaro; Leitão, 2005) no plano discursivo. Como resultados, concluímos que o processo argumentativo instaurado entre professores e alunos apresenta um caráter argumentativo mais dialógico do que monológico.
  • Editor: Universidade de São Paulo
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.