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Entre o cinema e a pintura, o imaginário artístico de Andrei Tarkóvski

Driciele Glaucimara Custódio Ribeiro de Souza Mateus Araújo

2022

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t791.430947 T187s )(Acessar)

  • Título:
    Entre o cinema e a pintura, o imaginário artístico de Andrei Tarkóvski
  • Autor: Driciele Glaucimara Custódio Ribeiro de Souza
  • Mateus Araújo
  • Assuntos: Tarkovski, Andrei A. 1932-1986; CINEMA -- SÉCULO 20 -- RÚSSIA; CINEMA -- SÉCULO 20 -- UNIÃO DAS REPÚBLICAS SOCIALISTAS SOVIÉTICAS; ANÁLISE DE CONTEÚDO; ARTE; Infância de Ivan (filme); O espelho (filme); O sacríficio (filme); CINEASTAS -- SÉCULO 20 -- RÚSSIA; CINEASTAS -- SÉCULO 20 -- UNIÃO DAS REPÚBLICAS SOCIALISTAS SOVIÉTICAS; Art History; Cinema And Art; Comparative Cinema; Film Analysis
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais.
  • Descrição: Todos os sete longas-metragens do cineasta russo soviético Andrei Arsênievitch Tarkóvski (1932-1986), produzidos em vinte e cinco anos de carreira, apresentam referências diretas ou indiretas à história da arte. Esta dissertação dedica-se a investigar como a filmografia do diretor mobilizou telas, afrescos, gravuras e livros de arte na constituição de um imaginário cinematográfico singular, utilizando-se desse repertório como componente narrativo ou mesmo como premissa plástica para a arquitetura da cena. Com o objetivo de identificar e qualificar diálogos entre expressões artísticas, bem como o trânsito de formas, a pesquisa ocupa-se de três de suas películas, Infância de Ivan (Ivanovo detstvo, 1962), O espelho (Zerkalo, 1975) e O sacrifício (Offret, 1986). Infância de Ivan, analisado no primeiro capítulo, introduz o tema da experiência traumática da guerra, oferecendo elementos para a discussão desde o discurso propagandístico incitado pelo Partido Comunista, por meio da ampla produção e circulação de imagens, até a transposição para o cinema de um passado literário capitaneado por Dante Alighieri (1265-1321), da tradição iconográfica ortodoxa e do traço do gravador Albrecht Dürer (1471-1528). Na seção seguinte, dedicada a O espelho, o trabalho ocupa-se de compreender como Tarkóvski articula diferentes fontes visuais pintura e material de arquivo , a fim de construir um enunciado histórico, a um só tempo subjetivo e social. A análise revela conexões entre a inteligência criativa do realizador e o universo estético de nomes como Pieter Bruegel, o Velho (c. 1525-30-1569), Georges de La Tour (1593-1652) e Rembrandt van Rijn (1606-1669). Por fim, partindo da patente citação do renascentista Leonardo da Vinci (1452-1519), o estudo de O sacrifício sublinha uma tendência reflexiva na poética tarkovskiana, descortinando sua relação com o ensamento figurativo do século de ouro holandês. Assumindo o filme
    enquanto forma plástica e, à vista disso, conjugando a análise composicional ao exercício comparatista, a dissertação debruça-se sobre as propriedades visuais da obra de Andrei Tarkóvski, de maneira a elucidar os antecedentes culturais reverberados por sua cinematografia
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: 228 p il..
  • Idioma: Português

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