skip to main content

Um processo de desenvolvimento de software focado em sistemas distribuídos autonômicos

Pedro Felipe do Prado Marcos José Santana

2017

Localização: ICMC - Inst. Ciên. Mat. Computação    (T P896pr e.1 )(Acessar)

  • Título:
    Um processo de desenvolvimento de software focado em sistemas distribuídos autonômicos
  • Autor: Pedro Felipe do Prado
  • Marcos José Santana
  • Assuntos: SISTEMAS DISTRIBUÍDOS; PESQUISA OPERACIONAL; SOFTWARES -- DESENVOLVIMENTO -- PROCESSOS -- QUALIDADE; AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO; PROGRAMAÇÃOPARALELA; Autonomic Computing; Computação Autonômica; Distributed Systems; Operations Research; Performance Evaluation; Processo De Desenvolvimento De Software; Software Development Process
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Os Sistemas Distribuídos (SDs) tem apresentado uma crescente complexidade no seu gerenciamento, além de possuir a necessidade de garantir Qualidade de Serviço (QoS) aos seus usuários. A Computação Autonômica (CA) surge como uma forma de transformar os SDs em Sistemas Distribuídos Autonômicos (SDAs), com capacidade de auto-gerenciamento. Entretanto, não foi encontrado um processo de desenvolvimento de software, focado na criação de SDAs. Na grande maioria dos trabalhos relacionados, simplesmente é apresentado um SD, juntamente com qual aspecto da CA deseja-se implementar, a técnica usada e os resultados obtidos. Isso é apenas uma parte do desenvolvimento de um SDA, não abordando desde a definição dos requisitos até a manutenção do software. Mais importante, não mostra como tais requisitos podem ser formalizados e posteriormente solucionados por meio do auto-gerenciamento fornecido pela CA. Esta tese foca na proposta de um processo de desenvolvimento de software voltado para SDAs. Com esse objetivo, foram integradas diferentes áreas de conhecimento, compreendendo: Processo Unificado de Desenvolvimento de Software (PU), SDs, CA, Pesquisa Operacional (PO) e Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais (ADSC). A prova de conceito foi feita por meio de três estudos de caso, todos focando-se em problemas NP-Difícil, são eles: (i) otimização off-line (problema da mochila com múltiplas escolhas), (ii) otimização online (problema da mochila com múltiplas escolhas) e (iii)
    criação do módulo planejador de um gerenciador autonômico, visando realizar o escalonamento de requisições (problema de atribuição generalizado). Os resultados do primeiro estudo de caso, mostram que é possível usar PO e ADSC para definir uma arquitetura de base para o SDA em questão, bem como reduzir o tamanho do espaço de busca quando o SDA estiver em execução. O segundo, prova que é possível garantir a QoS do SDA durante sua execução, usando a formalização fornecida pela PO e sua respectiva solução. O terceiro, prova que é possível usar a PO para formalizar o problema de auto-gerenciamento, bem como a ADSC para avaliar diferentes algoritmos ou modelos de arquitetura para o SDA.
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: 138 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.