skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Inglês Instrumental em cursos de graduação na área de ciência da computação: a formação profissional crítica
Nascimento, Laudo Natel Do
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2022-12-19
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Inglês Instrumental em cursos de graduação na área de ciência da computação: a formação profissional crítica
Autor:
Nascimento, Laudo Natel Do
Orientador:
Mór, Walkyria Maria Monte
Assuntos:
Inglês Instrumental
;
Letramentos
;
Multimodalidade
;
Sistemas De Informação
;
English For Specific Purposes
;
Information Systems
;
Literacies
;
Multimodality
Descrição:
Considerando as transformações que temos vivenciado nos últimos anos, em especial no que concerne à presença das tecnologias digitais nas nossas vidas, propus-me a pensar a formação de bacharéis em Sistemas de Informação (SI), por esse curso estar dentro da grande área de ciência da computação. Em especial, detive-me à formação proporcionada pelo curso de SI ofertado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, Unidade de Ensino de Penedo, onde atuo como docente da disciplina Inglês Instrumental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativista (MOITA LOPES, 1994) com alguns procedimentos autoetnográficos (PARDO, 2019; ONO, 2017), inserida no âmbito das pesquisas em Linguística Aplicada Crítica (LAC) (MOITA LOPES, 2006; PENNYCOOK, 2006; FERRAZ, 2018). Para sua realização, tive como objetivo geral investigar o entendimento acerca do papel do ensino de inglês em cursos da área de ciência da computação, ou seja, como esse ensino tem sido compreendido nos cursos de bacharelado dessa área da UFAL, em especial no curso de SI mencionado, considerando (a) os papeis e as contribuições da língua inglesa nesse currículo; investigando, sobretudo, (b) se esse ensino leva em conta a multimodalidade e o letramento crítico, sendo essas características relevantes na linguagem digital que é foco para os alunos do curso de SI. Para atingi-lo, fiz uso de alguns instrumentos de pesquisa, tais como: levantamento documental por meio da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de SI da Unidade de Ensino de Penedo (UFAL, 2018), do currículo de Referência para os cursos de bacharelado em Sistemas de Informação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC, 2003) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Computação (BRASIL, 2016). Ainda, realizei entrevista semiestruturada com o coordenador do curso de SI, presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e principal organizador e articulador do PPC de SI de 2018. Por fim, realizei análise do material didático apresentado como bibliografia básica da disciplina Inglês Instrumental para o curso de SI. Todos os dados levantados foram então analisados e os resultados principais apontam que a visão de ensino de inglês presente no projeto pedagógico do curso de SI é instrumental e segue as diretrizes do projeto de ESP no Brasil, datado da década de 1980, o que está alinhado às políticas públicas atuais concernentes à formação de bacharéis na área de ciência da computação. Destarte, o PPC deixa de lado questões relevantes que poderiam fazer parte da formação destes bacharéis, o qual poderia se dar por meio do ensino de inglês. Ainda, a análise realizada nos materiais didáticos presentes na bibliografia básica da disciplina Inglês Instrumental para o curso de SI também confirmou que eles não contemplam a multimodalidade e o letramento crítico, aspectos relevantes de serem trabalhados por meio da língua inglesa na atualidade. Tais resultados apontam para a necessidade de ressignificação da proposta de ensino de língua inglesa em cursos de bacharelado, segundo as premissas dos letramentos.
DOI:
10.11606/T.8.2022.tde-28062023-122557
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Data de criação/publicação:
2022-12-19
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Teses e Dissertações USP
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
2
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript