skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Controle jurisdicional de políticas públicas
Paulo Sérgio Duarte da Rocha Júnior Rodolfo de Camargo Mancuso 1947-
2008
Localização:
FD - Fac. Direito
(P14-20-23 DBC )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Controle jurisdicional de políticas públicas
Autor:
Paulo Sérgio Duarte da Rocha Júnior
Rodolfo de Camargo Mancuso 1947-
Assuntos:
POLÍTICAS PÚBLICAS
;
TUTELA JURISDICIONAL
;
DISCRICIONARIEDADE
;
ÔNUS DA PROVA
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
A dissertação trata do controle jurisdicional de políticas públicas. Exibidas as concepções doutrinárias a respeito do conceito de políticas públicas, chega-se a um conceito juridicamente válido para se saber em que consistem as políticas públicas objeto de controle. Apesar das controvérsias a respeito de ser ou não possível um controle jurisdicional de políticas públicas, existem direitos que, diante de sua inegável fundamentalidade, inequivocamente autorizam o controle das políticas públicas que lhe dizem respeito: são os direitos abrangidos pelo chamado "mínimo existencial", sem o qual não há existência humana digna. o Estado mudou de um modelo liberal para outro com características diversas, o Estado Social. Naquele, os direitos a cargo do Estado eram essencialmente negativos, os quais apenas demandavam um não fazer. Posteriormente, com a adoção explícita de um Estado social, outra sorte de direitos, de cunho acentuadamente social, também passaram a ser previstos, tendo estes a particularidade de que, para sua concreta implementação, exigem uma postura ativa do Estado, isto é, um fazer, uma ação. Para tanto, são desenvolvidas diversas formas de políticas públicas, com a conseqüente indagação a respeito da possibilidade ou nào de seu controle jurisdicional. o Poder Judiciário, uma vez devidamente provocado, precisa, em muitos casos, para o eficaz controle das políticas públicas, efetivamente determinar ordens ao Poder Executivo ou intervir em atos do Poder Legislativo,
motivo pelo qual se diz que o controle jurisdicional de políticas públicas se relaciona intensamente com o principio da separação dos poderes e com o espaço de discricionariedade reservado exclusivamente para atuação do administrador. Processualmente, o controle jurisdicional de políticas públicas tem fundamento no aumento crescente de matérias sujeitas a controle jurisdicional, na autorização expressa dada pela Constituição de 1988 para o controle dos poderes públicos pelo Ministério Público, no amplo objeto das ações coletivas no modelo brasileiro e no reconhecimento da existência de um processo civil de interesse público. A distribuição dinâmica do ônus da prova tem virtude de, durante a instrução processual, atribuir o ônus da prova a quem melhor tiver condições de fazer a prova do fato. Considerando que a base fática que cercam as políticas públicas e as possíveis conseqüências de seu controle pode ser muito complexa, a distribuição dinâmica do ônus da prova permite um julgamento com melhor conhecimento da realidade passada e futura, permitindo um julgamento mais democrático e com mais chances de êxito em seu cumprimento. Os arts. 461, e 475-1, caput, todos do Código de Processo Civil são dispositivos com razoável grau de abertura, permitindo, na fase de execução, a adoção de medidas que podem tomar faticamente exeqüíveis decisões que tratam do controle jurisdicional de políticas públicas, conciliando as
circunstâncias peculiares que cercam o poder público com a efetividade do direito material reconhecido
Data de criação/publicação:
2008
Formato:
[13], 134 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
10
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript