Avaliação da aprendizagem e habilidade de memória em bebês nascidos a termo no período de um a dois meses de vida
ABCD PBi
Avaliação da aprendizagem e habilidade de memória em bebês nascidos a termo no período de um a dois meses de vida
Autor:
Regis, Fabiane Carvalhais
Orientador:
Bergamasco, Nielsy Helena Puglia
Assuntos:
Aprendizagem
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Bebês
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Memória
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Infants
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Learning
;
Memory
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Estudos recentes vêm demonstrando a capacidade de aprendizagem associativa e memória em bebês de três a quatro meses de vida, utilizando o paradigma do móbile. Partindo-se da premissa que a memória é essencial para o processo de aprendizagem, a realização desse estudo objetivou avaliar as habilidades de aprendizagem e memória em bebês sadios a termo, no período de um a dois meses de vida, utilizando como instrumento um móbile colorido. Ao todo foram avaliados 34 bebês, distribuídos em 3 grupos denominados, grupos A, B e C, que diferiam em termos de procedimento experimental. No grupo A o bebê mantinha uma fita atada ao tornozelo e fixada na haste do móbile, de modo que o movimento da sua perna exercia o movimento do móbile. No grupo B, o bebê foi apenas posicionado no berço e seu movimento não interferia no movimento do móbile. No grupo C, a pesquisadora promovia o movimento contínuo do móbile, independente do movimento do bebê. Foram realizadas três sessões, com duração máxima de dez minutos. No decorrer das sessões foi avaliado o comportamento do bebê, a taxa de chutes e o período de latência, esse último apenas no grupo A .Os resultados revelam que os bebês do grupo A apresentam mais o comportamento de emitir sons, maior taxa de chutes por minuto e associam o chute ao movimento do móbile de modo crescente e linear no decorrer das sessões. Bebês do grupo B apresentam mais o comportamento de irritabilidade. Tanto o grupo A quanto o grupo C revelam maior tempo de olhar o móbile. Esses dados, embora com a pequeno tamanho amostral, corroboram os resultados de estudos anteriores quanto a aprendizagem e memória em fases precoces do desenvolvimento.
DOI:
10.11606/D.47.2008.tde-14112008-124245
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
Data de criação/publicação:
2008-03-13
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
IP - Instituto de Psicologia (T BF371 R337a e.1 )