Avaliação da aprendizagem e habilidade de memória em bebês nascidos a termo no período de um a dois meses de vida
ABCD PBi


Avaliação da aprendizagem e habilidade de memória em bebês nascidos a termo no período de um a dois meses de vida

  • Autor: Regis, Fabiane Carvalhais
  • Orientador: Bergamasco, Nielsy Helena Puglia
  • Assuntos: Aprendizagem; Bebês; Memória; Infants; Learning; Memory
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Estudos recentes vêm demonstrando a capacidade de aprendizagem associativa e memória em bebês de três a quatro meses de vida, utilizando o paradigma do móbile. Partindo-se da premissa que a memória é essencial para o processo de aprendizagem, a realização desse estudo objetivou avaliar as habilidades de aprendizagem e memória em bebês sadios a termo, no período de um a dois meses de vida, utilizando como instrumento um móbile colorido. Ao todo foram avaliados 34 bebês, distribuídos em 3 grupos denominados, grupos A, B e C, que diferiam em termos de procedimento experimental. No grupo A o bebê mantinha uma fita atada ao tornozelo e fixada na haste do móbile, de modo que o movimento da sua perna exercia o movimento do móbile. No grupo B, o bebê foi apenas posicionado no berço e seu movimento não interferia no movimento do móbile. No grupo C, a pesquisadora promovia o movimento contínuo do móbile, independente do movimento do bebê. Foram realizadas três sessões, com duração máxima de dez minutos. No decorrer das sessões foi avaliado o comportamento do bebê, a taxa de chutes e o período de latência, esse último apenas no grupo A .Os resultados revelam que os bebês do grupo A apresentam mais o comportamento de emitir sons, maior taxa de chutes por minuto e associam o chute ao movimento do móbile de modo crescente e linear no decorrer das sessões. Bebês do grupo B apresentam mais o comportamento de irritabilidade. Tanto o grupo A quanto o grupo C revelam maior tempo de olhar o móbile. Esses dados, embora com a pequeno tamanho amostral, corroboram os resultados de estudos anteriores quanto a aprendizagem e memória em fases precoces do desenvolvimento.
  • DOI: 10.11606/D.47.2008.tde-14112008-124245
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2008-03-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • IP - Instituto de Psicologia (T BF371 R337a e.1 )