skip to main content

Uma análise da história e filosofia da ciência presente em livros didáticos de física para o ensino médio

Pagliarini, Cassiano Rezende

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Física de São Carlos 2007-08-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Uma análise da história e filosofia da ciência presente em livros didáticos de física para o ensino médio
  • Autor: Pagliarini, Cassiano Rezende
  • Orientador: Silva, Cibelle Celestino
  • Assuntos: História Da Ciência; Pseudo-História; Natureza Da Ciência; Mitos Científicos; Livros Didáticos; Nature Of Science; History Of Science; Pseudohistory; Scientific Myths; Textbooks
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Pesquisas atuais na área de ensino de ciências têm enfatizado a importância de uma formação científica humanística que seja ampla e geral, mais significativa para estudantes em todos os seus níveis de ensino. Assim, considerando o âmbito das pesquisas sobre as potencialidades do uso da história da ciência no ensino e a importância de se ensinar sobre a natureza da ciência (NdC), torna-se relevante pesquisar a presença desses conteúdos nos livros didáticos, dada sua grande influência no ensino, já que assume um papel crucial na educação, e também o fato de o livro didático não ser totalmente desprovido de conteúdos desse tipo. Sendo assim, este trabalho analisa como a história da ciência é apresentada por alguns dos mais populares livros didáticos de física para o ensino médio no Brasil, bem como as concepções sobre a natureza da ciência envolvidas nestas narrativas históricas. Geralmente, a história da ciência encontrada nos livros didáticos é distorcida e simplificada, o que se chama de pseudo-história, reforçando alguns conhecidos mitos científicos e transmitindo falsas concepções acerca da natureza da ciência a estudantes e professores. Nesta análise, dois importantes norteadores educacionais brasileiros são considerados, os PCN e o PNLEM, dada sua estreita relação com a HFC e também a influência destes programas no conteúdo dos livros didáticos.
  • DOI: 10.11606/D.76.2007.tde-20092007-164233
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Física de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2007-08-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.