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Educação ambiental e contra-hegemonia na gestão de unidades de conservação: contribuições em diálogo com categorias de Antonio Gramsci

Machado, Rodrigo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Energia e Ambiente 2021-02-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Educação ambiental e contra-hegemonia na gestão de unidades de conservação: contribuições em diálogo com categorias de Antonio Gramsci
  • Autor: Machado, Rodrigo
  • Orientador: Sorrentino, Marcos
  • Assuntos: Antonio Gramsci; Educação Ambiental; Contra-Hegemonia; Unidades De Conservação; Conselhos Gestores; Antonio Gramsci; Environmental Education; Counter-Hegemony; Protected Areas; Management Councils
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental
  • Descrição: A presente tese resulta de pesquisa sobre aproximações com categorias conceituais de Antonio Gramsci e possíveis contribuições à Educação Ambiental (EA) na gestão de Unidades de Conservação (UC). Perguntou-se: como subsidiar a EA para que compreenda a UC como espaço de ensino-aprendizagem em perspectiva crítica e incida na regulação e emancipação desses territórios? Hipoteticamente, a EA pode contribuir para a UC se tornar um vértice de transformações socioambientais no território. Subsidiada por categorias analíticas presentes na obra de Gramsci qualificaria a participação social nos Conselhos de UC para: apreensão crítica da realidade socioambiental; elaboração de perspectiva contra-hegemônica; incidência em políticas públicas. Metodologicamente houve: pesquisa teórica sobre categorias gramscianas; e sobre a potência da EA contribuir para a atribuição de sentidos críticos à atuação das UC e seus Conselhos; pesquisa ex post facto (documental, observação participante, grupo focal) sobre experiência de EA na gestão de UC. Identificou-se evidências de contribuições da EA para se desenvolver práxis contra-hegemônica a partir dos Conselhos que também expressam desafios no âmbito do Estado Integral, partindo da inspiração do pensamento gramsciano.
  • DOI: 10.11606/T.106.2021.tde-20042021-075003
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Energia e Ambiente
  • Data de criação/publicação: 2021-02-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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