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Concepções epistemológicas de estudantes universitários ingressantes: análise do instrumento de pesquisa e da necessidade de uma reorientação do ensino de ciências

Santos, Diana Borges Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2014-06-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Concepções epistemológicas de estudantes universitários ingressantes: análise do instrumento de pesquisa e da necessidade de uma reorientação do ensino de ciências
  • Autor: Santos, Diana Borges Dos
  • Orientador: Malachias, Maria Elena Infante
  • Assuntos: Concepções De Ciência; Ensino De Ciências; Epistemologia; Conceptions Of Science; Epistemology; Science Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Nesta pesquisa de mestrado foi oferecido um espaço de reflexão sobre a ciência a um grupo de estudantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH - USP) no decorrer da disciplina de Ciências da Natureza. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário fechado, com escala do tipo Likert. Esse questionário foi aplicado no início da disciplina de Ciências da Natureza e no fim da mesma. Os objetivos da pesquisa foram identificar as concepções de ciência dos estudantes no início da disciplina e no fim da mesma, assim como inferir se a disciplina de Ciências da Natureza exercia alguma influencia nas concepções dos estudantes. Para analisar os dados foi realizada uma análise quantitativa dos questionários e uma análise qualitativa. Na análise quantitativa percebemos que os padrões de respostas dos estudantes no questionário aplicado no início da disciplina e no fim da mesma eram iguais em praticamente todas as sentenças (afirmativas) do questionário. Ao realizarmos a análise qualitativa desvendamos mais dados no trabalho, como inadequações na elaboração das sentenças, dentre as principais inadequações se encontra a falta de explicação de alguns termos polissêmicos, como evolução na ciência, leis e princípios científicos. Com essa análise também percebemos que a disciplina de Ciências da Natureza desenvolvida em apenas um semestre, não foi suficiente para modificar as concepções de ciência dos estudantes e consideramos necessária a criação de um espaço de constante reflexão sobre a ciência durante a formação inicial de estudantes. Além disso, o questionário mal elaborado não contribuiu para que identificássemos as concepções de ciência dos estudantes, mas nos permitiu elaborar algumas aproximações. Dessa forma, a maior parte das respostas dos estudantes revelaram concepções ingênuas sobre a ciência, marcadas pela existência de um método científico único, pela importância conferida aos experimentos e por uma ciência única e acabada. Por fim, propomos reflexões sobre as aproximações de concepções de ciência, assim como apresentamos ideias de possíveis melhorias para esta pesquisa e pesquisas semelhantes, como o necessário espaço de constante reflexão para os estudantes e professores e propostas para melhorias do instrumento de pesquisa.
  • DOI: 10.11606/D.81.2014.tde-27042015-153049
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2014-06-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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