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Arquitetura
e luto na obra de Adolf Loos
Joelsons, Denis
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
da
USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de
Arquitetura
e Urbanismo 2017-06-05
Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.
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Título:
Arquitetura
e luto na obra de Adolf Loos
Autor:
Joelsons, Denis
Orientador:
Wisnik, Guilherme Teixeira
Assuntos:
Imagem
;
Mercadoria
;
Modernidade
;
Domesticidade
;
Arte
;
Arquitetura
;
Século Xix
;
Tradição
;
Agorafobia
;
Adolf Loos
;
Interior
;
Nineteenth Century
;
Modernity
;
Merchandise
;
Image
;
Domesticity
;
Art
;
Architecture
;
Agoraphobia
;
Tradition
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
O presente trabalho propõe a leitura
da
obra de Adolf Loos (1870-1933) através das transformações históricas que marcaram a Europa na passagem
da
segunda metade do século XIX à primeira do século XX. A complexidade de sua obra é uma expressão privilegiada para o entendimento das contradições instauradas no período. Por um lado, o fôlego de suas ideias é dado pela persistência de problemáticas que surgiram no século XIX; por outro, parte de sua obsolescência também se explica pela resistência que Loos apresentou a tais mudanças. Transformações que ele identificou como perdas. O tema
da
perda permeia toda sua produção: nos edifícios, por vezes ele figura na justaposição de elementos contraditórios (tradição ou modernidade), por outras na cisão irreparável entre interior e exterior (público ou privado) e, em alguns casos, o uso de espelhos e aberturas simetricamente dispostas cria uma tensão de ambiguidade entre espaço e imagem (realidade e representação). O eixo de leitura proposto nesta dissertação se estabelece a partir das reações do arquiteto às perdas impostas por sua época. A obra estudada é interpretada como um trabalho de luto. Textos e edifícios representativos do pensamento de Adolf Loos são investigados à luz de algumas reflexões de importantes pensadores da cultura europeia do período, como Walter Benjamin, Camilo Sitte, Georg Simmel e Sigmund Freud. A abordagem se dá através de três temas centrais: a morte da tradição, a perda de vitalidade no espaço público das metrópoles e a decadência da experiência subjetiva.
DOI:
10.11606/D.16.2018.tde-13122017-142730
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
da
USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de
Arquitetura
e Urbanismo
Data de criação/publicação:
2017-06-05
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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Teses e Dissertações USP
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