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Sintomas do Porvir: O Compendium Musicae de Descartes entre o Renascimento e o Barroco; Symptons of the future: Descarte's Compendium Musicae between the Renaissance and the Baroque

Fortes, Fabrício Pires

Cadernos Espinosanos; n. 47 (2022); 85-112

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2022-12-30

Acesso online

  • Título:
    Sintomas do Porvir: O Compendium Musicae de Descartes entre o Renascimento e o Barroco; Symptons of the future: Descarte's Compendium Musicae between the Renaissance and the Baroque
  • Autor: Fortes, Fabrício Pires
  • Assuntos: Descartes; Music; Method; Scientific Revolution; Renaissance; Baroque; Descartes; Música; Método; Revolução Científica; Renascimento; Barroco
  • É parte de: Cadernos Espinosanos; n. 47 (2022); 85-112
  • Descrição: The paper aims to establish an interpretation of the ideas presented by Descartes in his Compendium Musicae as expressive of the transition between the Renaissance and Baroque periods in music. It starts with a comparative analysis of the music of these two periods, as well as some philosophical and scientific ideas that surrounded the transition between them, and seeks to identify ideas linked to both in the Compendium. According to the results of this analysis, it is argued that, if from the viewpoint of musical theory and practice, the work is still linked to the Renaissance style, regarding the philosophical and scientifiic background, it presents ideas commonly associated with the Baroque.
    O artigo visa estabelecer uma interpretação das ideias apresentadas por Descartes em seu Compendium Musicae como expressivas da transição entre os períodos renascentista e barroco na música. Parte-se de uma análise comparativa da música desses dois períodos, assim como de algumas ideias filosóficas e científicas que circundaram a transição entre eles, e busca-se identificar ideias vinculadas a ambos no Compendium. De acordo com os resultados dessa análise, argumenta-se que, se do ponto de vista da teoria e da prática musical, a obra se encontra ainda vinculada ao estilo renascentista, no que diz respeito ao fundo filosófico e científico, ela apresenta ideias comumente associadas ao Barroco.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/195716/190068
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2022-12-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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