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O ensino da enfermagem geriátrica-gerontológica do cuidado espontâneo à necessidade de encantamento

Paolo Meneghin Noely Cibeli dos Santos; Simpósio Ibero-Americano de História da Enfermagem (1. 2007 São Paulo)

Anais São Paulo : EEUSP, 2007

São Paulo 2007

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (MENEGHIN, P. doc 5 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    O ensino da enfermagem geriátrica-gerontológica do cuidado espontâneo à necessidade de encantamento
  • Autor: Paolo Meneghin
  • Noely Cibeli dos Santos; Simpósio Ibero-Americano de História da Enfermagem (1. 2007 São Paulo)
  • Assuntos: ENFERMAGEM GERIÁTRICA (EDUCAÇÃO); SAÚDE DO IDOSO
  • É parte de: Anais São Paulo : EEUSP, 2007
  • Notas: Em CD-Rom
  • Descrição: O número de idosos tem aumentado em todo o mundo, porém este fenômeno ainda pode ser considerado novo em nosso País e, portanto, a sociedade ainda caminha para um processo de melhor integração dessa população em nosso meio. Entre os setores que ainda não estão preparados para atender esta nova realidade está a Área da Saúde, que reflete uma deficiência quanto à formação de seus profissionais em relação ao cuidar do idoso. No campo das Ciências Biológicas, o envelhecimento provocou o surgimento de especialidades como a geriatria e a gerontologia. Associado ao surgimento dessas especialidades, o aumento da população de idosos no Brasil tem despertado o interesse, na área de saúde, para a formação e capacitação de profissionais, além do desenvolvimento de pesquisas que abordem essa temática. Essa realidade torna evidente a falta de recursos materiais e humanos para dispensar um atendimento de qualidade, o que se torna um fato constrangedor. A assistência ao idoso apresenta complexidades que demandam conhecimento específico sobre o envelhecimento e as formas de adaptação desses indivíduos a este processo; portanto, a carência de recursos humanos nessa área representa um grave problema para a assistência à população idosa. Essas especialidades ainda são pouco trabalhadas no curso de graduação em enfermagem, pois além da falta do conteúdo específico, não se percebe um trabalho em relação à postura do aluno frente ao idoso, o que é determinante para uma atuação de
    qualidade, uma vez que o cuidado ao idoso é ainda marcado por muitos estereótipos negativos. Neste trabalho, pretendemos realizar uma revisão histórica projetando o olhar para o cuidado ao idoso, que sempre esteve presente na história da humanidade, em virtude da fragilidade desta fase da vida e analisar a História da Enfermagem, onde esta preocupação surgiu não só como uma resposta intuitiva e espontânea ao desejo de manter as pessoas saudáveis, como também de proporcionar conforto, cuidados e proteção ao doente
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: Res. 220.
  • Idioma: Português

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