skip to main content

Análise da produção científica sobre a autorregulação da aprendizagem acadêmica no contexto educativo

Fluminhan, Carmem Silvia Lima ; Murgo, Camélia Santina

Eccos (São Paulo, Brazil), 2020-12 (55), p.e8210-17 [Periódico revisado por pares]

Sao Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Programa de Pós-Graduação em Educação

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Análise da produção científica sobre a autorregulação da aprendizagem acadêmica no contexto educativo
  • Autor: Fluminhan, Carmem Silvia Lima ; Murgo, Camélia Santina
  • Assuntos: Computer Assisted Instruction ; Educational Attainment ; Epistemology ; Independent study ; Metacognition ; Motivation ; Online data bases ; Scholarly publishing ; Self Efficacy ; Self regulation ; Social Theories
  • É parte de: Eccos (São Paulo, Brazil), 2020-12 (55), p.e8210-17
  • Descrição: O objetivo desta pesquisa é de apresentar e discutir como a autorregulação da aprendizagem tem sido investigada no âmbito educacional a partir do levantamento de publicações científicas produzidas até junho de 2016 e disponíveis em bases de dados online. A análise das 20 publicações obtidas permitiu identificar que a autorregulação da aprendizagem tem sido estudada predominantemente à luz da Teoria Social Cognitiva. Os estudos empíricos, de abordagem qualitativa, em nível de ensino superior, com objetivo avaliativo, e no formato de artigo foram prevalentes. Além disso, os estudos relatados convergem para o entendimento de que os alunos autorregulados demonstram ter mais do que estratégias cognitivas, são alunos com habilidades motivacionais. Considerando os resultados obtidos, sugere-se que a autorregulação da aprendizagem seja um tema de estudo contínuo, apoiado pelas instituições de ensino e por professores, com vistas a desenvolver e fortalecer as três dimensões autorregutórias nos alunos: metacognitiva, motivacional e comportamental. 
  • Editor: Sao Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.