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Diversidade, voz e escuta nas organizações: estudos de casos em empresas brasileiras e espanholas

Martinez, Victor De La Paz Richarte

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2013-08-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Diversidade, voz e escuta nas organizações: estudos de casos em empresas brasileiras e espanholas
  • Autor: Martinez, Victor De La Paz Richarte
  • Orientador: Fischer, Andre Luiz
  • Assuntos: Comportamento Organizacional; Diversidade Cultural; Empresas - Brasil - Espanha; Gestão Multicultural; Recursos Humanos; Cross Cultural Management; Diversity Management; Human Resource Management; Organizational And Employee Voice Systems
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Nesta tese se estuda como empresas brasileiras e espanholas lidam com a diversidade humana em seu ambiente organizacional e se a microgestão de RH, ou seja, a gestão de pessoas e equipes com um sistema de voz, pode ser um componente significativo da gestão da diversidade. Esse objetivo de pesquisa advém da compreensão, obtida por meio do levantamento do estado da arte sobre esse tema, de que as ações organizacionais na diversidade podem não atender as demandas e expectativas dos trabalhadores, pois sua voz frequentemente não é ouvida a respeito dessa gestão. Para esse intento, o desenho metodológico firma-se na abordagem qualitativa, de natureza exploratória e sob o paradigma construtivista. Foram feitas entrevistas individuais e em grupo em três empresas, resultando em cinco unidades estudadas: uma brasileira e uma espanhola, do segmento de transporte público; e duas brasileiras e outra espanhola, do segmento de energia. Para o tratamento de dados recorreu-se à técnica de análise de conteúdo, suportados por observação assistemática e análise de documentos corporativos. Os resultados de pesquisa sugerem que a microgestão de RH pode colaborar para a efetividade de práticas organizacionais e, ainda, apontam para a necessidade da capacidade de escuta organizacional como componente de um sistema de voz que facilite o diálogo na empresa, por estimular a confiança e propiciar melhor clima de trabalho para as pessoas na organização.
  • DOI: 10.11606/T.12.2013.tde-22102013-162312
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2013-08-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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