skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Para ver e ouvir: A música de André Abujamra no cinema brasileiro

Souza, Geórgia Cynara Coelho De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2018-04-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Para ver e ouvir: A música de André Abujamra no cinema brasileiro
  • Autor: Souza, Geórgia Cynara Coelho De
  • Orientador: Vicente, Eduardo
  • Assuntos: Trilhas Musicais; Música; Cinema Brasileiro; Audiovisual; André Abujamra; Brazilian Cinema; Film Score; Music
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais;O pendrive que acompanha a tese não está disponível para empréstimo. Solicitar o DVD-R: t791.430981 A165s v.1-2 (anexo)
  • Descrição: O presente trabalho visa investigar a contribuição do compositor, instrumentista, ator e artista multimídia André Abujamra ao cinema brasileiro no que tange à composição de trilhas sonoras musicais e à articulação destas com os filmes a que se dirigem. A ideia foi abordar o percurso do artista no cinema a partir de sua estreia em longas-metragens ficcionais, no início da Retomada do cinema brasileiro (1995), buscando a relação entre seu processo criativo, a diversidade de referências musicais e a atuação multifacetada no campo das artes para verificar as características de sua assinatura musical cinematográfica. Neste sentido, fizemos o exercício de uma análise fílmica com foco no som e em suas articulações com a imagem, relacionando a música de André Abujamra tanto a outros elementos sonoros constituintes dos filmes de que participa como compositor - canções preexistentes, ruídos, diálogos, efeitos de silêncio e outros - , quanto aos diversos elementos visuais - fotografia, planos, movimentos de câmera, cenários, montagem e outros. Almejamos, ainda, conhecendo a trajetória de Abujamra e as relações extrafílmicas entre sua música e os diferentes contextos e condições de composição e produção musical para discos e filmes, compreender o lugar do compositor no processo de realização cinematográfica no Brasil. Propomos uma análise estética e contextual das obras cinematográficas ficcionais em longa-metragem com trilha musical assinada por Abujamra, articulada à sua biografia e às formulações teóricas brasileiras e estrangeiras relacionadas ao som e à música de cinema.
  • DOI: 10.11606/T.27.2018.tde-10072018-152739
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2018-04-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.