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Modelo de apuração de resultados aplicado às empresas produtoras de cervejas, sob a ótica da gestão econômica

Silva, Adão Ferreira Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2003-12-15

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Modelo de apuração de resultados aplicado às empresas produtoras de cervejas, sob a ótica da gestão econômica
  • Autor: Silva, Adão Ferreira Da
  • Orientador: Catelli, Armando
  • Assuntos: Contabilidade De Custo; Contabilidade Gerencial; Controladoria; Gestão Econômica; Controllership; Cost Accounting; Economic Management; Management Accounting
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este estudo tem por objetivo apresentar um modelo de apuração de resultado capaz de gerar informações relevantes e úteis, auxiliando os gestores na busca de respostas eficazes aos problemas decorrentes de suas atividades, contribuindo no processo de planejamento, execução e controle, garantindo a eficácia empresarial. Desenvolve-se a aplicação deste modelo nas principais áreas de uma empresa produtora de cervejas. A fim de dar suporte teórico à idéia principal apresentada, recorreu-se às publicações sobre empresas produtoras de cervejas identificando seus principais aspectos e impactos econômicos, observando-se os sistemas de custeios utilizados para se apurar resultado. O modelo apresentado desenvolve-se a partir de uma visão sistémica da empresa, adotando como objeto de aplicação o processo de produção de cervejas, evidenciando os impactos das transações ocorridas sob os aspectos físicos, econômicos, financeiros e patrimoniais, identificando-os e mensurando-os de acordo com as respectivas áreas de responsabilidades, sendo ao final confrontado com o resultado apurado sob a ótica do sistema tradicional de informações contábeis. Este estudo também foi estruturado de forma a facilitar a aplicação do modelo de apuração de resultados por área de responsabilidade, destacando-se o custo de oportunidade na mensuração dos recursos econômicos obtidos e sacrificados, envolvendo-se as principais transações relacionadas à aquisição, transformação e comercialização dos recursos
  • DOI: 10.11606/D.12.2003.tde-27062024-110635
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2003-12-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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