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Nos limites da civilização: interiorização dos processos de educação na região de Ribeirão Preto/SP (1889-1930)

Mello, Rafael Cardoso De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2023-07-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Nos limites da civilização: interiorização dos processos de educação na região de Ribeirão Preto/SP (1889-1930)
  • Autor: Mello, Rafael Cardoso De
  • Orientador: Fonseca, Sergio Cesar da
  • Assuntos: Educação; Ribeirão Preto; Modernidade; Interiorização; Grupo Escolar; Interiorization; Modernity; Education; School Group
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese tem como objetivo principal compreender a gênese e o percurso das representações e discursos que envolvem a educação na cidade de Ribeirão Preto e região, tanto no seu sentido comum - o escolar, como em outras formas mais complexas - manifestadas na civilização dos corpos, nos códigos de postura urbano, nas definições de \"normalidade\", cidadania, moral, etc., com vistas a investigar uma das dimensões do processo de interiorização da educação escolar no território paulista. Para tal, utilizamos como referencial teórico e metodológico as contribuições de Braudel (1996a; 1996b; 1996c) e Wallerstein (1990), em especial, análise do sistema-mundo criada pelo segundo autor. Do ponto de vista documental, salientamos a presença de um vasto e complexo conjunto de fontes primárias (plantas urbanas, códigos de postura, processos-crime, periódicos, fotografias, entre outras) que nos permite realizar tal empreita, uma vez que pretendemos interpretar a escola (pública e privada, urbana e rural) tanto na sua lógica interna (códigos, rituais, cultura escolar) como extramuros. Posto este objetivo maior, salientamos como específico o nosso interesse pela interiorização dos grupos escolares pelas cidades da região, em especial, Ribeirão Preto, considerada central nesta porção regional durante a transição dos séculos XIX-XX, por isso, potencializamos a análise da massa documental proveniente dos relatórios da \"Delegacia Regional do Ensino\" (de atenção local e datados de 1890 a 1930) e os \"Annuários de ensino do Estado de São Paulo\" (já com observação e mapeamento das escolas de todo o território paulista, cujos anos datam de 1907 a 1922, mais os exemplares de 1926 e 1936), diante da identificação das estratégias e negociações do poder público para controlar e administrar uma população nova, multifacetada e potencialmente perigosa. No limite, o texto configura interpretação do movimento de interiorização do capital (cafeeiro) como excludente, mesmo na inclusão proposta pelo ethos escolar e pelos desejos de uma Re(s)pública recém-chegada no contexto de transição dos séculos XIX-XX.
  • DOI: 10.11606/T.59.2023.tde-06092023-165416
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2023-07-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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