skip to main content

A consolidação do termo direito à cidade na cidade de São Paulo a partir das Jornadas de Junho: uma articulação hegemônica?

Martins Krieger, Morgana G ; Leblanc, Esther M

Revista de administração pública (Rio de Janeiro), 2018-12, Vol.52 (6), p.1032-1055 [Periódico revisado por pares]

Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, Revista de Administração Pública

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A consolidação do termo direito à cidade na cidade de São Paulo a partir das Jornadas de Junho: uma articulação hegemônica?
  • Autor: Martins Krieger, Morgana G ; Leblanc, Esther M
  • Assuntos: cidade do capital ; Cities ; Demonstrations & protests ; direito à cidade ; hegemonia ; Hegemony ; Laclau, Ernesto (1935-2014) ; Local government ; MANAGEMENT ; Mouffe, Chantal ; Political theory ; Politics ; PUBLIC ADMINISTRATION ; teoria política do discurso ; Theory
  • É parte de: Revista de administração pública (Rio de Janeiro), 2018-12, Vol.52 (6), p.1032-1055
  • Descrição: Utilizando a teoria política do discurso (TPD), desenvolvida por Laclau e Mouffe, como lente teórica, este artigo tem o intuito de investigar se o direito à cidade pode ser considerado uma articulação hegemônica na cidade de São Paulo. Para isso, percorremos historicamente o surgimento do termo e salientamos a emergência de grupos que se relacionam com este tema a partir das Jornadas de Junho de 2013: um evento que desestabilizou o sentido atribuído à hegemonia prévia, a cidade do capital. A resposta do poder municipal às manifestações foi a implantação da Coordenação de Promoção do Direito à Cidade, em uma tentativa de tornar o termo um ponto nodal. Ao analisar o discurso dos diferentes grupos, chegamos à conclusão de que o direito à cidade assume o papel de uma contra-hegemonia que se relaciona de forma antagônica com a hegemonia vigente. A principal contribuição do artigo está em identificar e analisar os diferentes significados adotados para o termo direito à cidade em São Paulo e como os atores mapeados interagem discursivamente no intuito de propor novas práticas de produção do espaço urbano.
  • Editor: Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, Revista de Administração Pública
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.