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Tecnologias educacionais digitais para educação profissional de nível médio em enfermagem

Fernanda dos Santos Nogueira de Góes Rosangela Andrade Aukar de Camargo; Cristina Yuri Nakata Hara; Luciana Mara Monti Fonseca

Revista Eletrônica de Enfermagem Goiânia v. 16, n. 2, p. 453-461, 2014

Goiânia 2014

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 2710860 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Tecnologias educacionais digitais para educação profissional de nível médio em enfermagem
  • Autor: Fernanda dos Santos Nogueira de Góes
  • Rosangela Andrade Aukar de Camargo; Cristina Yuri Nakata Hara; Luciana Mara Monti Fonseca
  • Assuntos: TECNOLOGIA EDUCACIONAL; EDUCAÇÃO EM SAÚDE (ENFERMAGEM)
  • É parte de: Revista Eletrônica de Enfermagem Goiânia v. 16, n. 2, p. 453-461, 2014
  • Descrição: Este estudo identificou o que se tem produzido sobre o uso de tecnologias educacionais digitais para educação profissional de nível médio em enfermagem. Realizou-se revisão integrativa sistemática da literatura com os descritores “Computer Assisted Instruction”, "Software", "Tecnologia Educacional", “Educação Profissionalizante” e “Enfermagem”, publicados entre 2000 a 2013. Localizaram-se 99 publicações, das quais oito foram analisadas. Denotou-se que o desenvolvimento tecnológico também foi incorporado no ensino de enfermagem com predominância de conteúdos técnicos do cuidado e uso de simulações, porém descontextualizados de sua aplicação na aprendizagem. Percebeu-se lacuna de pesquisas nessa temática que abordem o ensino reflexivo, apesar do amplo contingente de trabalhadores de enfermagem ser formado por auxiliares/técnicos. Considera-se que o desenvolvimento de tecnologias educacionais digitais pode contribuir para a formação de profissionais de nível médio em enfermagem pautada nos princípios pedagógicos das diretrizes curriculares nacionais e das políticas de saúde
    Este estudio identificó lo que se ha producido sobre utilización de tecnologías educativas digitales para educación profesional de nivel medio en enfermería. Se realizó revisión integrativa sistemática de literatura, con los descriptores: “Computer Assisted Instruction”, Software, Tecnología Educativa, “Educación Profesionalizante” y “Enfermería”, publicados entre 2000 y 2013. Se obtuvieron 99 publicaciones, 8 fueron analizadas. Se determinó que el desarrollo tecnológico también se incorporó a la enseñanza de enfermería, con predominio de contenidos técnicos de cuidado y uso de simulaciones, aunque descontextualizados de su aplicabilidad en el aprendizaje. Se percibió un vacío investigativo en la temática, no abordándose la enseñanza reflexiva, a pesar del amplio contingente de trabajadores de enfermería que conforman los auxiliares/técnicos. Se considera que el desarrollo de tecnologías educativas digitales puede contribuir a la formación de profesionales de nivel medio en enfermería pautado en los principios pedagógicos de las directivas programáticas nacionales y las políticas de salud
  • Editor: Goiânia
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: p. 453-461.
  • Idioma: Português

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