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Afetividade, emoção e vínculo nas relações escolares: uma perspectiva histórico-cultural

Gazzotti, Danielle

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2019-04-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Afetividade, emoção e vínculo nas relações escolares: uma perspectiva histórico-cultural
  • Autor: Gazzotti, Danielle
  • Orientador: Souza, Marilene Proença Rebello de
  • Assuntos: Emoção; Afetividade; Brincar; Educação Básica; Psicologia Escolar; Play; Emotion; Afectivity; Elementary School; School Psychology
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A presente tese investiga o desenvolvimento infantil e sua relação com as experiências emocionais vivenciadas em ambiente escolar e tem por objetivo compreender criticamente o vínculo afetivo estabelecido entre educador e educando em contexto escolar sob a perspectiva histórico-cultural. Para tanto, estuda o vínculo afetivo sob diferentes perspectivas, aprofundando-se no papel das experiências emocionais segundo o enfoque histórico-cultural. No processo, analisa o desenvolvimento infantil em relação ao brincar e à agência, perscrutando como esses aspectos da situação escolar podem interferir no estreitamento do vínculo afetivo entre educador e educando e de que forma isso pode influenciar o desenvolvimento da criança. Este estudo fundamenta-se em uma perspectiva histórico-cultural, baseada no materialismo histórico-dialético, abordagem que considera as condições concretas em que as interações e as experiências emocionais são vividas, de forma a constituir sujeitos, suas consciências e seus sistemas psicológicos. O brincar e a agência são considerados ferramentas que colaboram no processo de ensino-aprendizagem e impulsionam o desenvolvimento, ao mesmo tempo que possibilitam o estabelecimento e o estreitamento de vínculos afetivos entre os participantes do contexto escolar. Trata-se de uma investigação com características da pesquisa ação-participante uma vez que se pauta em uma base empírica e se realiza com relação direta a um problema coletivo, sendo concebida como um instrumento de ação científica com dimensão pedagógica em que o pesquisador é participante das relações escolares, objeto de estudo desta pesquisa, propondo atividades e analisando constantemente sua participação. Esta pesquisa possui uma dimensão política, pois defende valores pertencentes ao campo social de uma sociedade mais igualitária, justa em que relações de colaboração e de participação são estabelecidas entre os sujeitos. Participaram da pesquisa sete estudantes de uma mesma sala de aula, todos com 5 anos de idade. O material empírico foi produzido por meio da gravação em vídeo de uma atividade escolar, realizada com esta sala de aula, na qual a pesquisadora é professora. O objeto de análise da pesquisa consiste em uma proposta desenvolvida pela professora-pesquisadora de forma colaborativa, em que os participantes do grupo puderam igualmente interagir e participar da construção do conhecimento, tendo o brincar e a agência como ferramentas centrais para o desenvolvimento da atividade escolar. Estes dados foram analisados a partir do referencial teórico desta tese e alguns critérios de observação retirados da escala Leuven Involvement Scale Young Children Os resultados obtidos apontam para um envolvimento dos participantes na atividade proposta, por meio de uma experiência educativa em que a professora promove ações de participação e de contribuição dos estudantes em relação aos rumos tomados pela atividade, cujas mediações centram-se na agência dos estudantes que coconstroem conhecimento por meio da interação e colaboração
  • DOI: 10.11606/T.47.2019.tde-13062019-102911
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2019-04-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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