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O sujeito como interface na escola que reproduz e que transforma

Luiza Rodrigues de Oliveira Luís Carlos de Menezes

2003

Localização: FE - Faculdade de Educação    (37.046 O48s )(Acessar)

  • Título:
    O sujeito como interface na escola que reproduz e que transforma
  • Autor: Luiza Rodrigues de Oliveira
  • Luís Carlos de Menezes
  • Assuntos: ESCOLAS (TRANSFORMAÇÃO)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este traballo teve como objetivo o estudo do processo de reprodução-transformação na escola, para além da teoria da reprodução. Com esta finalidade, o aporte teórico foi a Psicologia Institucional de base foucaultiana, a qual permitiu entender a instituição escolar como o que se estabelece nas relações concretas entre seus principais atores, o professor e o aluno. Esta concepção de escola como instituicão permitiu entender também o conceito de sujeito para além do discurso da filosofia moderna, para além da idéia de sujeito endógeno, é a noção de sujeito como sendo constituído pelas práticas institucionais e sendo delas constituinte. Portanto, constituiu-se a idéia de que para compreender uma rede institucional precisa-se escutar as vozes dos atores institucionais, precisa-se entrever o sujeito institucional. Foram realizadas entrevistas com professores e alunos de uma determinada escola. Concluiu-se que o processo de reprodução-transformação acontece num mesmo ato na escola da modernidade, porque a reprodução, a imposição da disciplina sempre traz seu oposto. Desta forma, as falas dos atores escolares que apresentam a indisciplina são indicativas da transformação na escola, da ação do sujeito
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: 204 p.
  • Idioma: Português

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