skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Acervo Físico
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Acervo Físico
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
O sujeito como interface na escola que reproduz e que transforma
Luiza Rodrigues de Oliveira Luís Carlos de Menezes
2003
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(37.046 O48s )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
O sujeito como interface na escola que reproduz e que transforma
Autor:
Luiza Rodrigues de Oliveira
Luís Carlos de Menezes
Assuntos:
ESCOLAS (TRANSFORMAÇÃO)
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Este traballo teve como objetivo o estudo do processo de reprodução-transformação na escola, para além da teoria da reprodução. Com esta finalidade, o aporte teórico foi a Psicologia Institucional de base foucaultiana, a qual permitiu entender a instituição escolar como o que se estabelece nas relações concretas entre seus principais atores, o professor e o aluno. Esta concepção de escola como instituicão permitiu entender também o conceito de sujeito para além do discurso da filosofia moderna, para além da idéia de sujeito endógeno, é a noção de sujeito como sendo constituído pelas práticas institucionais e sendo delas constituinte. Portanto, constituiu-se a idéia de que para compreender uma rede institucional precisa-se escutar as vozes dos atores institucionais, precisa-se entrever o sujeito institucional. Foram realizadas entrevistas com professores e alunos de uma determinada escola. Concluiu-se que o processo de reprodução-transformação acontece num mesmo ato na escola da modernidade, porque a reprodução, a imposição da disciplina sempre traz seu oposto. Desta forma, as falas dos atores escolares que apresentam a indisciplina são indicativas da transformação na escola, da ação do sujeito
Data de criação/publicação:
2003
Formato:
204 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
2
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript