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A literatura um espaço potencialmente aberto ao equívoco e à alteridade nas aulas de ELE para brasileiros
Marta Iglesis Farrero Maria Teresa Celada
2009
Localização:
FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas
(CD 0325 ANEXO )
(Acessar)
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Título:
A literatura um espaço potencialmente aberto ao equívoco e à alteridade nas aulas de ELE para brasileiros
Autor:
Marta Iglesis Farrero
Maria Teresa Celada
Assuntos:
ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
;
LÍNGUA ESPANHOLA
;
LEITURA
;
LITERATURA ESPANHOLA
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Diante do processo de instrumentalização de que vem sendo objeto a língua espanhola nas práticas de ensino aprendizado, nas quais fica reduzida a uma língua veicular a serviço de resolver as urgências do sujeito contemporâneo, entendido como um sujeito pragmático, propomos trabalhar o texto literário como um suporte ligado a experiências de leitura nessas práticas. Pensamos que dessa forma poderíamos oferecer uma certa resistência à referida redução da língua, pois, nossa hipótese é que a materialidade do texto literário torna possível o confronto entre um sujeito e duas dimensões que consideramos que não devem ser escamoteadas, tal como, a nosso ver, acontece no processo de instrumentalização de que falamos. Este, de fato, não apenas evita a dimensão do equívoco mas também contorna a exposição à alteridade. De nossa perspectiva, determinados textos literários apresentam de forma potencializada a não estabilização semântica dos sentidos e exploram a relação com o estranho. Nesse sentido, realizamos uma experiência piloto com aprendizes brasileiros de língua espanhola que nos permitiu constituir um corpus no qual a partir do lugar teórico da Análise do Discurso de linha francesa analisamos as imagens detectadas nas respostas dos aprendizes aos questionários aplicados ao longo do processo, bem como as produções escritas por eles realizadas durante mesmo. Nessa análise, detectamos deslocamentos tanto no nível do registro imaginário quanto no da elaboração simbólica
Data de criação/publicação:
2009
Formato:
161 p.
Idioma:
Português
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