skip to main content

Jogo no ensino da matemática

Fúlvia Carolina Alves Correa Alba Valéria da Silva Machado Vidal; Bianca Carolina Rossi; Gessana Maria Boaventura Mota; Iara Aparecida Cesar de Almeida; Thiago Ribeiro Borges; Maria Auxiliadora Motta Barreto

Revista interdisciplinar de tecnologias e educação Ed. Especial VI SEC - Semana de Ensino de Ciência v.5, n.1, p.55, 2019

2019

Acceso en línea

  • Título:
    Jogo no ensino da matemática
  • Autor: Fúlvia Carolina Alves Correa
  • Alba Valéria da Silva Machado Vidal; Bianca Carolina Rossi; Gessana Maria Boaventura Mota; Iara Aparecida Cesar de Almeida; Thiago Ribeiro Borges; Maria Auxiliadora Motta Barreto
  • Materias: ENSINO; MATEMÁTICA; ENSINO E APRENDIZAGEM; ENSINO MÉDIO; JOGOS MATEMÁTICOS
  • Es parte de: Revista interdisciplinar de tecnologias e educação Ed. Especial VI SEC - Semana de Ensino de Ciência v.5, n.1, p.55, 2019
  • Notas: Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/rinte/issue/view/122. Acesso em: 24 ago. 2022.
  • Descripción: O presente artigo teve como objetivo desenvolver e aplicar um jogo matemático sobre educação financeira para o Ensino Médio, com a finalidade de envolver e motivar os alunos na disciplina. O jogo “E-Coin$”, desenvolvido pelos pesquisadores, foi aplicado no 2°ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual, na disciplina de Matemática. O jogo apresentou algumas profissões e problemas do cotidiano, como contas a pagar, hobbies, desejos e aumento de salário, e durante a partida, os alunos precisaram realizar cálculos e tomar decisões importantes para a finalidade do dinheiro. No decorrer do jogo, alguns estudantes apresentaram dificuldades na resolução dos cálculos e outros abriram falência no início da partida. Como resultado final, todos afirmaram terem gostado do jogo e se sentiram mais confortáveis com os conceitos trabalhados. Dessa forma, foi concluído que a aplicação de jogos pode ser uma maneira lúdica, eficiente e eficaz do processo de ensino e aprendizagem da matemática, permitindo a aplicação real de seus conceitos, inclusive no que tange à educação financeira do aluno. Como estudo futuro, sugere-se a inclusão do cálculo de investimentos e de rentabilidade, a inserção do cenário familiar (simulação de casamento e filhos, por exemplo) e até, a profissionalização do jogo.
  • Fecha de creación: 2019
  • Formato: p. 55.
  • Idioma: Portugués;Inglés

Buscando en bases de datos remotas, por favor espere